As ações realizadas no último ano em Vinhedo e projetos futuros foram apresentados pelo prefeito Jaime Cruz após completar 1 ano à frente da Prefeitura de Vinhedo. Os dados foram passados aos jornalistas da cidade na manhã desta terça-feira, dia 30, em coletiva de imprensa. Jaime Cruz foi empossado prefeito no dia 29 de março de 2014.
“Neste ano a principal característica do nosso governo foi a humanização das relações internas entre funcionários e externas com o povo”, disse. No último ano a Prefeitura ampliou os canais de comunicação da população, por meio de campanhas educativas (totalizando mais de 50 de abril de 2014 a março de 2015), boletins eletrônicos, informativos de prestação de contas, canal direto via redes sociais e contato direto com a imprensa.
Na área da saúde o destaque ficou para a reabertura da Santa Casa e os serviços de saúde já oferecidos à população no hospital. “Com a conclusão das obras de reforma e readequação do Centro Cirúrgico e da UTI – Unidade de Terapia Intensiva do hospital pretendemos abrir a ala da maternidade e assistir ao nascimento de novas crianças no hospital, provavelmente a partir do segundo semestre deste ano”, comentou o prefeito, que também destacou como relevante o convênio firmado com a faculdade São Leopoldo Mandic, para estágio supervisionado dos estudantes do curso de medicina.
“Quero ver, no futuro, a Santa Casa como um hospital de ensino”, disse.
Quantidade de exames preventivos e consultas realizadas pela população na Rede Municipal de Saúde, redução no tempo de espera por consultas, e projeto de territorialização, para aproximar os munícipes dos serviços de saúde nos bairros, também foram comentados.
As conquistas na área educacional também foram abordadas na coletiva de imprensa, como a entrega gratuita de uniformes para cerca de 9 mil estudantes, parceria com o Centro Paula Souza para oferecimento do curso gratuito de administração pela Escola Técnica Estadual Benedito Storani (ETEC BeSt) e destaque dos estudantes ao longo do ano em torneios de conhecimento estaduais e nacionais.
Em relação a projetos futuros, o prefeito Jaime Cruz apresentou detalhes sobre as duas novas unidades de ensino infantil que serão construídas na região da Capela, parra atender a demanda de creches, sendo uma no Vida Nova III e outra na Vila Garcês. “Para termos sucesso na educação precisamos trabalhar um tripé formado entre educadores, alunos e familiares”, comentou.
O Plano Municipal de Educação que está sendo criado em Vinhedo para estabelecer metas e estratégias para os próximos 10 anos na área educacional também foi um dos destaques na reunião. O prefeito Jaime Cruz destacou a importância do plano e da participação popular na sua elaboração. “Com humildade retirei o projeto da Câmara Municipal para abrir espaço para o debate, de acordo com a vontade da população”, declarou o prefeito.
Na área de infraestrutura urbana foram destacadas as obras em andamento e trabalhos executados nos bairros da cidade ao longo do ano. “Muitas vezes pequenos problemas viram grandes transtornos para quem convive com aquela situação, por isso diversas ações consideradas pequenas foram realizadas nos bairros de forma imediata, após verificarmos a questão durante a visita permanente nos bairros”, explicou o prefeito, que destacou ainda as obras realizadas no Distrito Industrial para incentivar a instalação de novas empresas no município e os trabalhos de saneamento básico.
Durante a coletiva, Jaime Cruz destacou, ainda, ações na área ambiental, como o projeto de construção do parque ecológico na Capela, criação do Conselho do Bem Estar Animal. E área social abordou a importância do programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq – Save The Children por implementar em Vinhedo ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, fortalecendo os mecanismos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Destaque também para projetos sociais destinados à construção de novas moradias no município. Recentemente, o prefeito Jaime Cruz anunciou a doação de área para a CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – construir novos apartamentos na região da Capela destinados às famílias carentes da cidade. “Um dos critérios que irei exigir é a participação no sorteio de pessoas que residem há pelo menos 10 anos na cidade. Também irei solicitar um levantamento na Secretaria de Habitação para saber onde vivem atualmente as pessoas que estão inscritas no cadastro habitacional para verificarmos se grande parte desta população já vive na região da Capela”, explicou o prefeito.
Conquistas na área de esporte e cultura, trabalho desenvolvido pela Guarda Civil Municipal e no setor industrial da cidade também foram abordados na coletiva.