11 MAR 2015
PREFEITO
Procon de Vinhedo realizou 6.953 atendimentos no ano passado

Na semana municipal de defesa do consumidor, Prefeito de Vinhedo recebeu exemplar do Código de Defesa do Consumidor em braile

Em apoio a semana municipal do consumidor, o Prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, esteve na manhã desta quarta-feira (11) nas instalações do Procon da cidade. Recebido pelo diretor do Procon Matheus Galbes, e pela diretora do Cejusc – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, Regina Caramelo, que funciona no mesmo prédio, o prefeito vinhedense recebeu um relatório das atividades do órgão de defesa do consumidor no ano passado, que aponta 6.953 atendimentos de moradores.

Acompanhado também pelo Dr. Fabio Marcelo de Holanda, Juiz Titular de Direito da 1ª Vara do Fórum de Vinhedo, elogiou os serviços prestados pelo Procon na cidade:

“O Procon tem um importante papel social nas relações entre os consumidores e as empresas ou prestadores de serviços, atendendo e encaminhando as demanda geradas nesse relacionamento de compra e venda”, afirma o prefeito Jaime Cruz, elogiando também o trabalho do Cejusc – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania.

O Cejusc foi criado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para conferir mais eficiência e rapidez na solução de conflitos sem que haja a necessidade de ajuizamento da ação, colaborando para a redução do número de processos do Poder Judiciário.

“O Procon e o Cejusc realizam um bem sucedido papel de orientação e esclarecimento da população, além de desafogar o Judiciário”, afirma o Dr. Fabio Marcelo de Holanda.

Também estiverem presentes no evento a Controladora Geral do Município, Bruna Cristina Bonino; e os secretários Elvis Olivio Tomé, de Negócios Jurídicos, e Adriano Corazzari, de Administração.

Na oportunidade, o prefeito de Vinhedo recebeu também um exemplar do Código de Defesa do Consumidor em braile, entregue por Matheus Galbes, em nome do Conselho de Usuários da Tim, onde exerce o cargo de vice-presidente.

Na sequência, o Prefeito Jaime Cruz fez questão de levar o Dr. Fabio Marcelo de Holanda para visitar a área de Tecnologia de Informação, onde foram recebidos pela diretora Nivia Simone Capovila Gasparini.

Procon

Em 75% dos 6.953 atendimentos realizados pelo Procon no ano passado houve acordo. As principais queixas dos consumidores estão ligadas a produtos, alimentos, saúde, habitação, serviços privados, serviços essenciais, assuntos financeiros e nota fiscal paulista. Os motivos são cobrança indevida, rescisão contratual, garantia e demora na entrega, entre outros.

Uma importante conquista do Procon de Vinhedo em 2014 foi a representatividade que conquistou nas maiores empresas de telecomunicações do Brasil: América Móvil (formado pelas empresas Claro Móvel, Embratel, Net e Embratel TV Sat); Grupo OI; Grupo Telefônica/VIVO; Grupo SKY e TIM. Os Conselhos de Usuários de Serviços de Telecomunicações foram criados pela Anatel em 2014 para aproximar as prestadoras de serviços, os usuários de telecomunicações e os membros das entidades de defesa do consumidor.

De acordo com o Diretor do Procon de Vinhedo, Matheus Galbes, um dos planos para este ano é a introdução do projeto “Saber Consumir”, da Fundação Procon, para os alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos.

Tanto o Procon como o Cejusc atendem das 9h00 às 17h00 e estão localizados na Rua Humberto Pescarini, quase em frente ao prédio onde funciona a Prefeitura.