Verificação da pressão arterial, do teste de glicemia capilar e da Avaliação do Pé-Diabético serão intensificadas nas UBSs até esta sexta-feira
O prefeito Jaime Cruz participou na última sexta-feira, 14, da abertura da Semana de Prevenção do Diabetes na Praça Sant’Ana, onde uma equipe da Secretaria de Saúde realizou uma ação de orientação à população sobre a doença que atinge mais de 400 milhões de pessoas no mundo. Professores da Secretaria de Esportes também participaram da ação dando orientações sobre a importância da prática esportiva para manter a saúde em dia.
Até a sexta-feira desta semana, 21, as UBSs estão intensificando a verificação da pressão arterial e fazendo o teste de glicemia capilar e a avaliação do Pé-Diabético com teste de monofilamento. “O exame é rápido e serve para diagnosticar a perda de sensibilidade protetora dos pés”, esclarecem as enfermeiras Raquel Mattos e Elisiane Cagnin, do Ambulatório de Feridas e Estomias.
Ao longo desta semana, todos os funcionários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) usarão botons da campanha com o intuito de chamar a atenção da população que passará por consultas nos próximos dias.
O Secretário Municipal de Saúde, José Luis Bernegossi, afirma que a realização deste exame do pé diabético é muito importante, pois os pacientes com diabetes têm motivos especiais para cuidar de seus pés. Isso porque os níveis elevados de glicose no sangue por um longo período podem levar à perda de sensibilidade e à dificuldade na circulação do sangue nos pés do diabético. “O paciente pode não sentir queimaduras, cortes e machucados, facilitando o aparecimento de infecções que interferem no controle do diabetes. O cuidado diário e meticuloso dos pés e a escolha de um calçado adequado ajudam a prevenir esses problemas”, esclarece a coordenadora de Programas em Saúde, Priscilla Bueno Rocha Sentalin.
Números da doença
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil já são cerca de 14 milhões de pessoas com diabetes, sendo que surgem 500 novos casos por dia. No Estado de São Paulo, a estimativa é que cerca de 10% da população tenha a doença. “Em Vinhedo, são estimados cerca de sete mil diabéticos. Dos pacientes atendidos no SUS Vinhedo, temos em torno de dois mil que fazem uso contínuo de medicação via oral para controle da doença e 1.100 que utilizam insulina”, afirma a médica Priscilla Sentalin.