Objetivo da Secretaria de Saúde é imunizar 95% da população infantil
Foi aberta no sábado, 8, a 35ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha de Seguimento contra o Sarampo. Em Vinhedo, as ações foram lançadas pelo prefeito Jaime Cruz em um posto que funcionou na Santa Casa, visando atender a população da região central. “Graças a uma importante parceria que fizemos com a Santa Casa, conseguimos abrir suas portas para esta vacinação. Para mim, é uma honra voltar a esta importante instituição de saúde da cidade, para a qual estamos trabalhando duramente, focados em sua reabertura para a oferta de atendimento hospitalar”, afirmou.
Além da Santa Casa, Jaime visitou outros dois postos que funcionaram no sábado: a UBS Vila Planalto e a Policlínica da Capela, acompanhado pela primeira dama Jaqueline Cruz, o secretário de Saúde, José Luis Bernegossi, a equipe técnica da pasta, o secretário de Obras, Augusto Braccialli, o presidente do Rotary Club de Vinhedo, Donizete Jesus Barbosa, e os vereadores Nil Ramos, Alexandre Viola e Val Souza. Na Santa Casa, o gestor geral Celso Beltramini também esteve presente.
Os pais que não puderem levar os filhos neste sábado devem procurar a UBS mais próxima de sua casa durante a semana para que seus filhos recebam a primeira dose da vacina. “A poliomielite é uma doença erradicada no Brasil, mas para que este cenário perdure é fundamental que ninguém deixe o filho sem vacinar, mesmo que tenha participado das campanhas nos anos anteriores”, ressalta o secretário José Luis Bernegossi.
Devem receber as gotinhas as crianças com idades entre seis meses e cinco anos incompletos. E mesmo quem se vacinou nesta primeira etapa, deve retornar aos postos da campanha no dia 22 de novembro, das 8h às 17h para receber a segunda dose. No caso do sarampo, o público-alvo está na faixa etária entre 1 ano e menores de 5 anos. “Cerca de 30% da população vinhedense que está na faixa etária que a campanha abrange já recebeu as vacinas nos dois primeiros dias: sábado e segunda-feira. Ainda temos até o dia 28 para atingir nossa meta”, enfatiza o secretário José Luis Bernegossi.
Metas de 2014
De acordo com a Diretora da Vigilância em Saúde, Cinthya Andrade Soares, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), a meta é imunizar 95% da população infantil nas faixas etárias da campanha, ou seja, 3.568 crianças contra a paralisia infantil e 3.137 crianças contra o sarampo. “No ano passado, Vinhedo superou a meta proposta pelo MS e vacinou 98,8% das crianças nas idades compreendidas pela campanha”, relata.
Em todo o estado de São Paulo, devem ser imunizadas 2,1 milhões de crianças contra o sarampo e 2,4 milhões de crianças contra a poliomielite. No estado não é registrado nenhum caso de paralisia infantil desde 1988.