Atendimento on line e biblioteca digital estão entre as novidades de aperfeiçoamento da gestão educacional
Para facilitar o trabalho desenvolvido internamente pelos funcionários da Secretaria de Educação e garantir mais qualidade nas informações disponibilizadas aos pais e responsáveis de alunos da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura interligou recentemente o sistema informatizado da pasta ao projeto Soluções Integradas Municipais – SIM Vinhedo Digital. O prefeito Jaime Cruz acompanhou a reunião de apresentação inicial do novo sistema à equipe de gestão escolar e aos profissionais da Secretaria de Educação a respeito do novo sistema. Também participaram o secretário de Educação, Luiz Fernando Bonesso de Biasi e do secretário de Indústria, Comércio e Agricultura, José Pedro Cahun, que ocorreu recentemente no Ceprovi.
“É uma ferramenta de gestão dentro da política do governo da Cidade Digital que tem como foco dar agilidade, qualidade e excelência, além do próprio controle e gestão interna na prestação de serviços na Educação, já que se utiliza os recursos da tecnologia da informação a serviço da população. Esta ferramenta de gestão é um avanço importantíssimo, poucas são as cidades no Brasil que utilizam deste recurso para dar ainda mais qualidade no processo educacional”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
Cerca de 150 pessoas estiveram presentes, entre diretores das escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e EJA – educação de Jovens e Adultos, coordenadores pedagógicos, secretários e oficiais de escolas, responsáveis pelo cadastro de matrículas nos Sistemas do Prodesp e equipe técnica pedagógica e administrativa da Secretaria de Educação.
Segundo explicou o secretário, serão várias as vantagens conquistadas. “O novo sistema contribuíra para o aperfeiçoamento da gestão educacional, englobando questões relacionadas à área administrativa, pedagógica, gerenciamento da merenda escolar, transportes, gestão de patrimônio, compra de produtos, enfim, todo o sistema é voltado para a integração e para a plena gestão pública”, explicou o secretário.
Como todo o sistema será integrado ao projeto SIM Vinhedo Digital as funcionalidades serão aperfeiçoadas e novas ferramentas importantes para o avanço da educação serão acrescentadas, como atendimento on line (chat) e biblioteca digital.
“Além disso, haverá mais fluidez de informação, ou seja, os pais terão mais qualidade de informação e praticamente em tempo real, como lançamento de notas de estudantes e relatório de faltas”, disse.
O sistema também estará interligado à Secretaria de Saúde, permitindo gerenciar os encaminhamentos médicos sugeridos pelas escolas. O sistema entrará em operação ainda no mês de novembro, após os funcionários que executarem o sistema participarem de treinamento, que correrá ainda este mês.
SIM Vinhedo Digital
O projeto SIM Vinhedo Digital é uma iniciativa do atual governo municipal que tem como objetivos garantir o direito de acesso a todos os cidadãos aos dados e informações públicas, de forma ágil e de fácil acesso; utilizar os meios digitais para melhorar a distribuição e o acesso a serviços públicos para todos os cidadãos, através de orientações sobre o local da prestação do serviço, horários de funcionamento, responsáveis pela execução e ouvidoria para sugestões, elogios e críticas.
A Central SIM funciona na Rua Monteiro de Barros, 101, Centro. No local é feito CUC – Cadastro Único do Cidadão – documento que permite o acesso a serviços públicos nas áreas de saúde, educação, transporte, entre outros. Em média cerca de 300 pessoas são atendidas diariamente na Central.
O CUC é um conjunto de dados que identifica cidadãos, residentes e domiciliados em Vinhedo. Foi criado pela Prefeitura com o objetivo de manter, em meio digital, uma base de dados atualizada e confiável, que auxilie no planejamento de ações de governo. Para homologação do Cadastro Único do Cidadão são exigidos documentos completos e atualizados, estabelecidos por meio do decreto 47/2014. Com o Cadastro Único o cidadão recebe o Cartão Cidadão, hoje representado pelo Cartão SUS, que garante ao usuário benefícios oferecidos pelo município (um novo layout do cartão está sendo elaborado pela Prefeitura). No cartão, além do número do sistema de saúde nacional há informações pessoais que garante ao cidadão vinhedense o acesso a benefícios e vários serviços.
Através do CUC é feito atualmente na Central SIM o cadastro de inclusão para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; cadastro para os estudantes matriculados neste segundo semestre em cursos técnicos e universitários de instituições públicas e particulares terem direito ao transporte escolar gratuito; matrícula e rematrícula de alunos nas unidades de ensino da Rede Municipal de Educação; cadastramento em algumas modalidades esportivas e acesso às piscinas públicas; emissão do Cartão SUS; acesso à internet gratuita; inscrições de idosos ao programa Quero Vida (que atende pessoas com mais de 60 anos em situação de semidependência).
A Central SIM funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
Informações podem ser obtidas pelo telefone 3886-3486.