Prefeito Jaime Cruz prestigia cerimônia de premiação e destaca talento artístico dos participantes
Depois de 12 dias de apresentações gratuitas, o público de Vinhedo e região conheceu na noite da última sexta-feira, dia 31, os vencedores da 20ª edição do Festevi – Festival de Teatro de Vinhedo.
Na categoria iniciante, a comédia “A santa do pau oco”, do grupo Teatral Novo Anglo, recebeu o prêmio de melhor espetáculo. Numa cidade pitoresca do nordeste chamada Mato Virgem, uma mulher da vida chamada Dadivosa beija uma suposta morta, Dona Maricotinha, que ressuscita. O pastor e o padre, visando arrebatar mais fiéis, brigam pela tal Santa e a confusão está armada. A prefeita e o repórter local também tentam tirar algum proveito da situação. Com cenas hilárias, o espetáculo foi eleito o melhor do festival 2014 pelo grupo de jurados. O espetáculo ainda arrematou os prêmios de melhor iluminação, trilha sonora, melhor atriz coadjuvante e melhor direção.
Também participaram do Festevi na categoria iniciante os espetáculos Alice no país das maravilhas (Grupo Sr. Abel), Frequências do Tempo (grupo Beneditino), Eles não usam black-tie (Grupo Plong), Os Três Mosqueteiros (Grupo Integração) e Pela Estrada a fora (Companhia da Lua).
Com uma comédia romântica, voltada principalmente ao público infantil a peça teatral “O gato malhado e a andorinha sinhá, do Grupo Espaço em Cena, recebeu o prêmio de melhor espetáculo na categoria amador. Com texto de Jorge Amado, o espetáculo contou a história de amor na qual um gato se apaixona por uma andorinha, causando estranheza em todos os animais que habitavam o bosque. A sociedade dos animais condenou o amor impossível. O espetáculo conquistou, ainda, os prêmios de melhor figurino, melhor atriz coadjuvante e melhor direção.
Por conquistar a primeira colocação entre os grupos participantes na categoria amador, a peça teatral “O gato malhado e a andorinha sinhá” está classificado para participar da seleção que definirá os representantes municipais do Mapa Cultural Paulista, evento promovido pela Secretaria de Estado da Cultura.
Os espetáculos fantasma da Ópera (Grupo Ases do Futuro), Esperando o trem (Grupo Bem Viver), O corvo (Grupo Encenação), Cenas do próximo capítulo (grupo ATORmendatos do Anglo) e Sonho de uma noite de verão (CIA Espelho D´Arte) também participaram do Festevi na categoria amador.
O prefeito Jaime Cruz prestigiou a cerimônia de premiação e fez questão de parabenizar os organizadores do Festival e os grupos participantes pelo grande espetáculo apresentado. “Parabenizo todos vocês pela iniciativa de subirem ao palco e expressar todos os sentimentos que uma peça de teatro exige. Cada um de vocês engrandeceu este Festival e é motivo de orgulho para a nossa cidade”, comentou o prefeito Jaime Cruz, acompanhado do secretário de Cultura e Turismo, Wagner Pavarin; o secretário de Governo, Eliazar Ceccon, o presidente do Legislativo, Rubens Nunes e o vereador Paulinho Palmeira.
“O teatro faz parte da minha história de vida e é com orgulho que participo desta cerimônia, porque pude acompanhar a qualidade das peças teatrais e crescimento profissional dos artistas de nossa cidade. Com certeza o Festevi deste ano foi um grande espetáculo que ficará marcado na história cultural de nosso município”, declarou o secretário de Cultura e Turismo, Wagner Pavarin.
As apresentações ocorreram de forma gratuita, no teatro Municipal, com objetivo de despertar e incentivar a arte teatral no município, estimular a formação de grupos e divulgar artistas locais. As peças teatrais foram julgadas por uma comissão composta por três jurados de reconhecida competência no campo de artes cênicas: Juliana Calligaris, João Paulo Vital do Prado, João Gomes Junior.
Premiação Festevi 2014
Categoria Iniciante
Melhor Cenário: Eles não usam black-tie (cenógrafo Luana Santos)
Melhor figurino: Pela Estrada a fora (figurinista Claudete Cost)
Melhor iluminação: A santa do pau oco (Luciano Fernandes)
Trilha sonora: A santa do pau oco (Luciano Fernandes)
Melhor elenco: Os três mosqueteiros
Melhor pesquisa: Eles não usam black-tie
Atriz coadjuvante: Laura Muriel (A santa do pau oco)
Ator coadjuvante: Lucas Barbosa (Pela estrada a fora)
Prêmio especial do júri – Atriz revelação: Tainá de Moraes ( Pela Estrada a fora)
Prêmio especial do júri – Ator Revelação: Tales Fortunato (Os três mosqueteiros)
Melhor atriz: Brenda Filipeti – Os três mosqueteiros
Melhor ator: Ricardo Oliveira – Os três mosqueteiros
Prêmio especial do júri – Diretor revelação: Luana Santos (Eles não usam black-tie)
Melhor diretor: Luciano Fernandes (A santa do pau oco)
Melhor espetáculo
1º lugar – A santa do pau oco
2º lugar – Pela estrada a fora
3º lugar – Os três mosqueteiros
4º lugar – Eles não usam black-tie
5º lugar – Frequência do tempo
6º lugar – Alice no país das maravilhas
Categoria Amador
Melhor cenário: O corvo (cenógrafo Luciano Fernandes e Geyse Lellys)
Melhor figurino: O gato malhado e a andorinha sinhá (figurinista Claudete Cost)
Melhor iluminação: Cenas do próximo capítulo (Luciano Fernandes)
Trilha sonora: O corvo
Melhor elenco: Esperando o trem
Melhor pesquisa: Sonho de uma noite de verão
Atriz coadjuvante: Bia Maineti (O gato malhado e a andorinha sinhá)
Ator coadjuvante: Rodolfo Correa (Sonho de uma noite de verão)
Prêmio especial – Atriz revelação: Dinorah Porto (Esperando o trem)
Prêmio especial do júri – Ator revelação: Miguel Mazer (Esperando o trem)
Melhor atriz: Carol Farina (O corvo)
Melhor ator: Igor Brisk (Sonho de uma noite de verão)
Melhor diretor: Cau Silva (o gato malhado e a andorinha sinhá)
Melhor espetáculo
1º lugar: O gato malhado e a andorinha sinhá
2º lugar: Sonho de uma noite de verão
3º lugar: Cenas do próximo capítulo
4º lugar: O corvo
5º lugar: Esperando o trem
6º lugar: O fantasma da ópera