Transparência e Planejamento. Estas são as 2 palavras chaves que estão orientando os trabalhos da Prefeitura de Vinhedo no processo, em andamento, da requisição administrativa da Santa Casa da cidade. Nesta 2ª feira, pela manhã, em reunião no Gabinete, o prefeito Jaime Cruz apresentou aos vereadores da Câmara Municipal detalhes do relatório dos primeiros 30 dias do processo de requisição administrativa da Santa Casa de Vinhedo, em especial a adesão ao PROSUS, a 1ª reunião da Comissão de Gestão de Crise e os próximos passos a serem tomados, visando a retomada, em breve, do atendimento hospitalar SUS – Sistema Único de Saúde – à população de Vinhedo na Santa Casa.
“Estamos trabalhando, sim, numa oportunidade única para, de um lado, retomarmos o atendimento hospitalar via SUS na Santa Casa e, ao mesmo tempo do outro, podermos contar com uma estrutura física e adequada na Santa Casa para atender, com qualidade e eficiência, o nosso povo vinhedense. E vamos, durante todo este processo, apresentar detalhes de como anda o trabalho para toda a população, por meio dos nossos canais de comunicação, site, informativos e facebook, bem como os veículos de comunicação e, especialmente, os vereadores da Câmara, dentro de nossa política de diálogo, transparência e planejamento”, afirmou o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz.
Logo após a reunião no Gabinete, que também contou com a presença do Gestor Geral do processo de requisição administrativa da Santa Casa de Vinhedo, Celso Beltramini; e dos secretários de Saúde, José Luis Bernegossi, e Governo, Eliazar Ceccon, o prefeito Jaime Cruz convidou os vereadores para que pudessem acompanha-lo em visita as instalações atuais da Santa Casa de Vinhedo. Participaram da reunião no Gabinete e da visita à Santa Casa o presidente da Câmara, vereador Rubens Nunes; os vereadores Paulinho Palmeira, Val RodaShow, Bacural, Ana Genezini, Alexandre Viola, Márcio Mele, Edu Gelmi, Valdir Barreto, Marta Leão, Rodrigo Paixão, Nil Ramos e Dario Pacheco.
O Gestor Geral, Celso Beltramini, explicou aos vereadores que está sendo elaborado, no momento, um levantamento da real situação da Santa Casa, bem como a contratação de uma empresa de Auditoria, com especialidade na área de saúde e SUS, que irá realizar os levantamentos necessários e validação dos valores de passivo, ativo permanente, ações judiciais, etc., assim como uma empresa especializada para realizar laudos para a reforma necessária. Numa visão preliminar quanto às instalações físicas, não foram constatadas, segundo o Gestor Geral, Celso Beltramini, problemas estruturais no prédio. Assim, a reforma será quanto a padronização, adequação do centro cirúrgico, ampliação da UTI de 6 para 10 leitos, para otimização da equipe existente.
O secretário de Saúde, José Luis Bernegossi, fez questão de ressaltar que os trabalhos estão sendo conduzidos com tranquilidade e seriedade. “Como o prefeito lembrou, é uma oportunidade única que temos para reestruturar a Santa Casa e, assim, devolver à população de Vinhedo um atendimento de qualidade na área da Saúde. Não estamos trabalhando com pressa, mas sim com foco no planejamento, nas metas e ações que irão proporcionar esta retomada do atendimento”, afirmou.
Inclusão no PROSUS
A Santa Casa de Vinhedo obteve, na semana passada, uma ótima notícia: o hospital foi aceito no processo do Ministério da Saúde, conhecido como PROSUS, para parcelamento das dívidas.O que isto significa? Que o hospital passa, agora, a poder dar entrada no pedido da Certidão Negativa de Débitos, essencial para que possa ter condições jurídicas e administrativas para voltar a vender serviços SUS para a Prefeitura de Vinhedo.
O prefeito Jaime Cruz está ainda mais confiante, após esta notícia, com o processo de reabertura do atendimento SUS no hospital. Desde que assumiu a Prefeitura, no final de março deste ano, o prefeito Jaime Cruz tem trabalhado para que a Santa Casa pudesse voltar a atender pacientes SUS em Vinhedo. Pessoalmente, esteve duas vezes em Brasília nos últimos meses, no Ministério da Saúde, especialmente para tratar do assunto da adesão do Hospital no Prosus. "Foi uma conquista importante, que se soma as outras ações que estamos trabalhando para que, em breve, possamos ter a Santa Casa voltando a atender a população de Vinhedo. Estamos confiantes de que o Plano Diretor que está sendo trabalhado para a nova Santa Casa de Vinhedo possa, com eficiência e qualidade, promover o retorno do atendimento hospitalar SUS a Vinhedo”, complementou o prefeito.