Onze alunos da Rede Municipal de Ensino de Vinhedo conquistaram medalhas na 17ª OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. O torneio do conhecimento teve abrangência nacional e foi disputado por mais de 700 estudantes do ensino fundamental e médio, de 8 mil escolas públicas e particulares de todo o Brasil.
Ariel Tadeu da Silva, aluno do 8º ano da Escola Municipal Dr. Jair Mendes de Barros, conquistou a medalha de ouro. Outros 10 alunos da Escola Municipal Professor Ricardo Junco foram medalhistas prata e bronze.
Allan Clayton dos Santos foi um deles. É aluno do 9º ano e conquistou a medalha de bronze. “Este é o meu último ano no ensino fundamental, mas tenho o compromisso de trazer, ainda este ano, outras medalhas para Vinhedo”, disse entusiasmado o estudante.
Mãe do medalhista de ouro, Elenice Modesto da Silva, disse que o filho Ariel é muito empenhado nos estudos. “Ele já esperava este resultado na OBA porque é muito determinado e assumiu o compromisso pessoal de vencer. Ele é um orgulho para toda a família”, disse a mãe do aluno.
Os estudantes do ensino fundamental II foram recebidos na tarde desta quinta-feira, dia 11, pelo prefeito Jaime Cruz, em seu gabinete; pelo secretário da Educação, Luiz Fernando de Biasi; pelo secretário de Governo, Eliazar Ceccon, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas, professores e familiares e foram bastante elogiados. “Este resultado expressivo revela o potencial educativo que proporcionamos na Rede Municipal de Ensino, alinhado ao talento dos estudantes e apoio familiar. É uma honra, como prefeito e ex-secretário municipal de Educação, verificar que nossos alunos estão se aprofundando em disciplinas específicas e mostrando resultados cada vez melhores”, disse o prefeito Jaime Cruz aos estudantes do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental II.
As provas foram aplicadas em maio, nas próprias unidades escolares, contemplando questões dissertativas de astronomia, astronáutica e sobre energia. Para realizar o teste, os alunos foram envolvidos pelos docentes da disciplina de ciências da Rede em atividades e estudos que enfocaram a difusão de conhecimentos relacionados às áreas. Os resultados foram divulgados na semana passada. Somente os alunos que receberam as melhores notas, no âmbito nacional, foram medalhistas.
“Este reconhecimento é motivo de orgulho para toda a cidade de Vinhedo e é a melhor resposta ao estímulo dado aos alunos pelos professores em sala de aula”, comentou o secretário de Educação, Luiz Fernando de Biasi.
A OBA é um evento realizado anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que é um órgão vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Olimpíada é disputada por jovens de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo o território nacional. Tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.
Lista dos alunos medalhistas na OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia
Unidade de Ensino | Aluno | Medalha |
EM Dr. Jair Mendes de Barros | Ariel Tadeu da Silva – 8º ano B | Ouro |
EM Professor Ricardo Junco Neto | Guilherme Vieira Hipólito Vian – 9º A João Vitor da Silva Santos – 9º B Pedro Henrique Campos Poleto – 7º E | Prata |
EM Professor Ricardo Junco | Allan Clayton dos Santos – 9º A Francielli Mayara Carvalho – 8º A Gustavo Henrique da Silva – 9º A Jhennifer Pavanello Abelini – 9º A Rodrigo Onofre Alvim – 9º A Vinicius dos Santos Pereira – 8º A Yuri Araújo Silva – 8º A | Bronze |