Marcado por muita emoção, familiares, amigos e educadores prestigiaram na noite desta quinta-feira, dia 7, a formatura dos alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos, da Escola Municipal (EM) Professor André Franco Montoro e do Centro Municipal de Ensino Supletivo Fundamental e Médio de Vinhedo, instalado na EM Integração.
A solenidade ocorreu no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus e contou com a presença do prefeito Jaime Cruz, do secretário de Educação, José Luís Bernegossi, juntamente com sua equipe administrativa e pedagógica, e do presidente do Legislativo, Rubens Nunes
O prefeito Jaime Cruz, que já foi aluno da EJA, relatou aos estudantes a importância da conclusão dos estudos para a formação profissional e também pessoal. "Vocês concluem aqui mais uma etapa muito importante da vida.
Desejamos que, com a ajuda desta formação escolar, vocês continuem a progredir e a concretizar seus projetos pessoais”, destacou o prefeito, destacando que Vinhedo faz parte do seleto grupo de municípios brasileiros que luta contra o analfabetismo.
A cidade conquistou este ano o Selo Município Livre do Analfabetismo, com base nos dados de 2010 do Censo Demográfico do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Na cerimônia de formatura duas alunas foram homenageadas: Maria José Ribeiro e Selma Gulart Leite, porque iniciaram seus estudos na EJA no ensino fundamental e este ano conseguiram se formar no ensino médio.
O secretário de Educação, José Luís Bernegossi, falou da gratificação de estar presente no evento e poder acompanhar este momento histórico para os alunos. “Tenho certeza que para muitos de vocês concluir os estudos foi um grande obstáculo, mas ao mesmo tempo uma imensa conquista.
A EJA tem um papel muito importante no município.
O prefeito Jaime Cruz terminou seus estudos com ajuda da EJA e, no mesmo ano, aos 24 anos, foi eleito vereador pela primeira vez. Iniciou sua faculdade de filosofia, construiu sua carreira política, sendo presidente do legislativo, secretário municipal de Habitação, de Educação e de Governo, foi vice-prefeito até chegar no seu cargo atual de chefe do executivo de Vinhedo.
A história dele demonstra que quem sonha busca seus objetivos e consegue alcançá-los. Parabéns a todos vocês formando”, comentou o secretário de Educação.
Durante a cerimônia os formandos da escola André Franco Montoro cantaram a música ‘Estrada’, do grupo Cidade Negra, que em sua letra ressalta os obstáculos superados pelo grupo até a formatura. “Você não sabe o quanto eu caminhei para chegar até aqui…", diz um trecho da música.
A EJA
Destinada aos moradores com mais de 15 anos, a EJA é uma modalidade de ensino oferecida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, indicada aos moradores de Vinhedo que desejam iniciar ou concluir os estudos nos ensinos fundamental ou médio.
A grade curricular é estruturada para atender as necessidades da faixa etária jovem e adulta, sendo que a Prefeitura também oferta aos estudantes da EJA programas educacionais que agregam ao currículo e que contemplam o estudo de conhecimentos valorizados no mundo profissional.
A EJA atende a alfabetização de jovens e adultos nos ensinos fundamental I e II e médio. Desenvolve todos os projetos da Rede Municipal de Ensino pertinentes a faixa etária desta modalidade, como Programa de Atendimento Educacional Especializado; Programa Saúde do Escolar; Programa de Psicologia Escolar; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Educanvisa: "Prevenção ao uso de drogas"; Projeto de Incentivo à Leitura e Escrita.