O Prefeito Jaime Cruz anunciou na noite desta segunda-feira, na Câmara Municipal de Vinhedo, uma minuta do decreto de requisição administrativa do prédio da Santa Casa de Vinhedo, como alternativa para que, após auditoria e num prazo estipulado de 180 dias, possa a Prefeitura voltar a comprar serviços da Santa Casa, retomando o atendimento SUS – Sistema Único de Saúde – de baixa e média complexidade à população de Vinhedo.
Apresentando uma cronologia de ações, Jaime explicou as razões que levaram a Prefeitura a não retomar os serviços SUS com a Santa Casa, no ano passado, bem como o desejo expresso pelo próprio ex-prefeito Milton Serafim, no final de março deste ano, quando assinou uma carta entregue à provedora da Santa Casa revelando interesse da Prefeitura em voltar a comprar serviços pelo SUS, a partir da renegociação das dívidas da Irmandade via Prosus – programa do governo federal para parcelamento de dívida de tributos da Santa Casa.
"Tentei falar durante toda a tarde de hoje com a provedora da Santa Casa, antes de vir para a Câmara neste noite, mas não consegui. O povo de Vinhedo não pode e não vai ficar em possíveis ações que possam deixar desconforto para o futuro. Somos em 16, 15 vereadores e 1 prefeito, que mesmo nas divergências temos a responsabilidade de comandar a cidade de Vinhedo. O povo de Vinhedo quer a solução e não bandeira partidária. Estamos tentando há meses resolver a questão da Santa Casa. Em Brasília, estive diversas meses nos últimos 4 meses, logo que assumi como prefeito. Tomei uma decisão séria e vamos intervir na Santa Casa de Vinhedo. Por 60 dias, inicialmente, vamos conhecer o que temos lá e como está o hospital e, para isso, vou nomear uma comissão que fará um levantamento geral para entendermos a real situação da Santa Casa de Vinhedo e, assim, caminharmos para que a população possa, em torno de 180 dias, voltar a ser atendida na Santa Casa", afirmou o prefeito Jaime Cruz, em discurso na Câmara Municipal de Vinhedo
Na tarde desta terça-feira, o prefeito irá, numa coletiva de imprensa, explicar detalhes deste processo, bem como o teor na íntegra do decreto.
Mais detalhes, a Prefeitura de Vinhedo estará divulgando na tarde desta terça-feira.