O Selo de Município Livre do Analfabetismo reconhece as ações educacionais desenvolvidas pela Prefeitura para obtenção de mais uma honraria de destaque
Dos mais de 5 mil municípios brasileiros, um pequeno grupo se destaca na luta contra o analfabetismo e Vinhedo faz parte desta equipe. Nesta semana o Ministério da Educação (MEC) confirmou a Vinhedo a conquista do Selo Município Livre de Analfabetismo em 2014, com base nos dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE de 2010.
Receberam o título apenas 207 cidades de todo o país, incluindo Vinhedo, por apresentarem índice de alfabetização igual ou superior a 96%, conforme prevê o decreto 6.093/2007, que dispõe sobre a reorganização do Programa Brasil Alfabetizado, que visa, também, a universalização da alfabetização de jovens e adultos de 15 anos ou mais.
Em Vinhedo, a conquista foi possível graças às ações educacionais desenvolvidas, como o trabalho realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. “Como prefeito e ex-secretário da Educação o meu sentimento é de gratidão a todos aqueles que fizeram parte deste processo de erradicar o analfabetismo em Vinhedo. A conquista deste selo evidencia um longo trabalho das equipes pedagógicas envolvidas para proporcionar pleno acesso à educação, inclusive para aqueles que não tiveram oportunidade na infância”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
Segundo o secretário de Educação, José Luís Bernegossi, a Secretaria de Educação trabalha para localizar e matricular as pessoas sem escolarização, sem contar os investimentos na formação dos professores, com motivação e orientação permanente aos estudantes, visando maior participação nas aulas e seu melhor aproveitamento e desempenho para se sentirem estimulados a frequentarem e permanecerem no curso. “A EJA – Educação de Jovens e Adultos – é um passo importante para proporcionar a inclusão social e o exercício da cidadania, bem como o enfrentamento do analfabetismo no município”, comentou o secretário.
A EJA atende a alfabetização de jovens e adultos nos ensinos fundamental I e II e médio. Desenvolve todos os projetos da Rede Municipal de Ensino pertinentes a faixa etária desta modalidade, como Programa de Atendimento Educacional Especializado; Programa Saúde do Escolar; Programa de Psicologia Escolar; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Educanvisa: "Prevenção ao uso de drogas"; Copa do Mundo; Projeto de Incentivo à Leitura e Escrita. A partir desse ano em especial para os alunos de alfabetização está sendo trabalhado pela Secretaria de Educação o Projeto Cidadania.
A EJA é oferecida em duas unidades escolares, Escola Municipal – EM – André Franco Montoro, na Capela e no Centro Municipal de Ensino Supletivo, na EM Integração, no Centro.
Além da EJA, a Prefeitura trabalha também em outras áreas educacionais, incentivando o estudo desde a infância.
Cresceu nos últimos meses, em 31%, o número de crianças matriculadas nas creches municipais de Vinhedo após a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, colocar em prática a nova reestruturação para otimização de vagas, regulamentando os procedimentos de inscrição, reformulação e adaptação da lista de concessão de vagas em creches. “Acreditamos que quanto mais cedo iniciamos a vivência dos alunos com o ambiente educacional contribuiremos para que este possa ser um importante aliado na formação do cidadão e, ainda, motivação para o aprendizado continuo”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
Outra ação de destaque é programa Cidade Educadora, já oficializado pela Prefeitura para atender os alunos no período regular de aula, e oferecem no contraturno, em caráter optativo, acompanhamento pedagógico das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e Atendimento Educacional Especializado (AEE). Além disso, a Secretaria de Cultura disponibiliza 21 oficinas nas diversas modalidades de dança, musicalização, teatro, pintura, artesanato, entre outros. Já a Secretaria de Esportes oferece oficinas nas diversas modalidades de atletismo, futebol, ginástica artística, natação, judô, caratê, voleibol, basquetebol, entre outros.
O objetivo do Programa Cidade Educadora é melhorar a qualidade do ensino na rede municipal por meio da ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas para os alunos da Educação Infantil e ensinos Fundamental I e II da rede municipal de ensino, atendendo às necessidades socioeducacionais dos estudantes.
Conquistas importantes
Nos últimos anos Vinhedo tem obtido conquistas importantes não apenas na área educacional mais em diversos setores que envolvem ações em benefícios à população.
Vinhedo é a melhor cidade da RMC – Região Metropolitana de Campinas e a 8ª do Brasil no IDFM – Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, analisando variáveis de emprego e renda, saúde e educação.
Também foi elevado para a 13ª colocação, dentre os mais de 5 mil municípios brasileiros, o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – de Vinhedo, sendo considerado segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – como um dos melhores municípios brasileiros para se viver.
Na área ambiental Vinhedo também é destaque. Pelo quinto ano consecutivo a cidade conquistou o certificado Município Verde Azul, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo às cidades que desenvolvem ações de destaque com a finalidade de promover a recuperação e preservação ambiental.
Vinhedo também foi este ano a única cidade da Região Metropolitana de Campinas a receber do Sebrae o Prêmio Prefeito Empreendedor e representou o estado de São Paulo, em Brasília, na disputa pela premiação nacional. Os projetos vencedores foram “Agricultura Familiar na Alimentação Escolar” e ” Empresa Fácil” ( Sim Vinhedo Digital).
A cidade também conquistou o prêmio Prefeito Amigo da Criança, criado pela Fundação Abrinq – Save the Children, como reconhecimento pleno no desenvolvimento de ações focadas ao público infanto-juvenil pelo Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC). O prêmio é entregue aos municípios que avançam na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.