Ir para o conteúdo

Prefeitura de Vinhedo e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura de Vinhedo
Acompanhe-nos:
Rede Social Transparência
Rede Social Eventos
Rede Social Instagram
Rede Social Facebook
Rede Social Youtube
Rede Social SANEBAVI
Rede Social CÂMARA
Notícias
JUN
09
09 JUN 2014
PREFEITO
Prefeito pede projeto de revitalização à antiga estação ferroviária de Vinhedo
receba notícias

Proposta é construir no local Museu Ferroviário e realizar adequações necessárias para a volta do projeto de trem intercidades para o transporte de média velocidade entre a capital, litoral e interior paulista

O prefeito Jaime Cruz levou o secretário de Obras, Augusto Braccialli, e o secretário de Cultura, Adriano Corazzari, à antiga estação ferroviária de Vinhedo para que seja elaborado um projeto de revitalização para o local.

A proposta é construir um Museu Ferroviário para preservar a história do município. Vinhedo obteve em julho de 2013, junto à Superintendência do Patrimônio da União, em São Paulo, a outorga provisória da antiga estação ferroviária, para execução de um projeto de recuperação, preservação e reurbanização de toda a área adjacente. Esta outorga definitiva ainda depende da aprovação do projeto da Prefeitura, mas a presença dos vagões dificultou nos últimos anos a elaboração completa dessa proposta. Para dar andamento definitivo ao projeto, há necessidade da retirada dos três vagões ainda existentes no local, de responsabilidade da ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. Há 5 anos a Prefeitura solicita a retirada dos vagões que foram trazidos a Vinhedo há mais de 6 anos. Porém, o prefeito Jaime Cruz quer agilizar o projeto de revitalização da área.

“A revitalização deste local é muito esperada por todos nós por ser um importante patrimônio de nossa cidade”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

O projeto de revitalização da antiga estação ferroviária também tem outro propósito, segundo o prefeito Jaime Cruz. O governo paulista também tem projeto do trem intercidades para o transporte de média velocidade entre a capital, litoral e interior paulista. O edital para a proposta, que será financiada pela iniciativa privada em modelo de Parceria Pública Privada (PPP), deve ser lançado ainda este ano, ainda sem data definida.

A proposta ainda não foi detalhada. A ideia é utilizar a área férrea já existente no eixo norte-sul, interligando Americana até Santos e no eixo leste-oeste, entre Sorocaba e Taubaté. A primeira etapa de obras com 430 quilômetros de extensão teria início por Campinas e passaria ainda por Americana, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Valinhos, além de Vinhedo, Jundiaí e São Paulo.

Seta
Telefone: (19) 3826-7800
Endereço: Rua João Corazzari, nº 394, Centro | CEP: 13280-091
Atendimento das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira
CNPJ: 46.446.696/0001-85
Prefeitura de Vinhedo
Versão do Sistema: 3.5.3 - 19/06/2026
Copyright Instar - 2006-2026. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia