Os trabalhos de construção da estação elevatória de esgoto no Marambaia seguem em ritmo intenso na rua Igaratá, local onde funcionará a estação, com os ajustes finais para concluir o serviço e colocar a estação em funcionamento.
Nesta semana, os operários concretaram as escadas, colocaram as portas para fechar a estação e iniciaram a passagem da fiação necessária para ligar os equipamentos. As comportas da estação e os medidores de vazão serão instalados nos próximos dias.
“As obras civis já foram concluídas. O que falta agora é concluir a instalação das fiações e tubulações que ainda são necessárias para depois iniciarmos os testes dos equipamentos. Depois desse processo toda a área será cercada para garantir a segurança de todos”, explica o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.
As bombas, o gerador e os painéis de controle da estação já estão instalados. A interligação da rede coletora de esgoto de 200 mmm entre a estação elevatória e a ETE Capivari também já foi concluída. Ela foi implantada pelo método não destrutível sob a rodovia Anhanguera em uma extensão aproximada de 150 metros.
Todo o esgoto que chegar a estação vai passar por um gradeamento mecanizado para retenção de sólidos grosseiros e em seguida pela caixa de areia, antes de ser direcionado para tratamento na ETE Capivari.
“Essa estação elevatória terá capacidade de bombeamento de 280 m3/h de esgoto. Ela vai beneficiar a população do condomínio e também todos que vivem em torno do Marambaia, proporcionando mais qualidade de vida para quem mora nessa região”, afirma o prefeito Jaime Cruz.