O prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, recebeu na manhã desta terça-feira, em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, realizada na cidade de Monte Mor, o anúncio de mais R$ 200 mil para investimentos em Vinhedo, na área de ampliação do sistema de videomonitoramento.
A verba liberada pelo Conselho atendeu as necessidades das cidades que estão na fase inicial de instalação, para que elas possam adquirir o software para integração dos municípios, bem como para as cidades como Vinhedo, que já tem o sistema funcionando, para ampliação ou modernização da tecnologia.
O projeto de videomonitoramento representa um avanço na segurança das cidades da RMC que serão integradas por meio de software, para combater a criminalidade em todas as cidades.
"Nosso software foi implantado na gestão do ex-prefeito Milton Serafim, que, aliás, iniciou esse processo de interligação, e quando todas as cidades tiverem esse sistema em funcionamento será formado um grande cinturão de segurança para a população da região", afirma o prefeito Jaime Cruz.
Participaram da reunião do Conselho onze prefeitos de cidades da RMC e o prefeito vinhedense estava acompanhado pelo seu Chefe de Gabinete, Mario Pazinatto.
Ainda durante a reunião, houve a apresentação de Leonardo Cassaro sobre as linhas de financiamentos para as prefeituras realizarem obras de infraestrutura.
Hoje, Vinhedo já tem 100% das entradas e saídas da cidade monitoradas por câmeras de segurança. O monitoramento é feito por meio de um sistema que permite reconhecer veículos considerados suspeitos. Este sistema de Vinhedo está interligado aos das cidades de Indaiatuba, Itatiba, Monte Mor e Jundiaí.
Sistema de Segurança de Vinhedo
Com a utilização do sistema de monitoramento da Prefeitura de Vinhedo, todo veículo que entra e sai da cidade tem sua imagem registrada pelas câmeras, que enviam em menos de três segundos o dado coletado ao Cicom – Centro de Inteligência, Comunicação e Monitoramento – operado pela Guarda Civil Municipal de Vinhedo. A partir da coleta da imagem, são armazenadas em um banco de dados informações importantes sobre características dos veículos e que permitem rápida identificação no caso de suspeitos, tais como número de placa e existência de adesivo. Caso algum veículo entre ou saia da cidade e esteja na listagem de busca, imediatamente um alarme é acionado no Cicom, que já comunica as equipes de patrulhamento mais próximas da região do incidente para que verifiquem a ocorrência.