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ABR
09
09 ABR 2014
PREFEITO
Sistema informatizado implantado pela Prefeitura na Rede Municipal de Saúde vira referência para outras cidades
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Agilidade no atendimento à população para agendamento de exames e consultas, mais segurança nas informações e confiabilidade nas ações e nos dados de produção são os principais benefícios deste serviço

O novo sistema informatizado implantado pela Prefeitura na Rede Municipal da Saúde se tornou referência para cidades do estado, pelos diversos benefícios que proporciona por garantir, em tempo real, o acompanhamento e controle dos procedimentos realizados.

Nesta terça-feira, dia 8, o prefeito Jaime Cruz recebeu em seu gabinete o prefeito da cidade de Itapevi, Jaci Tadeu da Silva, interessado em conhecer o sistema implantado em Vinhedo. Ele esteve acompanhado dos secretários municipais de Itapevi, Fabio Amaral (Finanças), Fabio Andrade (Administração) e Laila Chaluppe (Saúde). Também participaram da reunião a secretária de Saúde de Vinhedo, Nadia Capovilla e as diretoras da pasta, Erica Pin Pereira e Regina Ligo.

“Fico contente por Vinhedo ter sido escolhida como referência para vocês conhecerem o sistema informatizado. É sinal que estamos fazendo algo positivo”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

Segundo o prefeito de Itapevi, através de um amigo ele obteve informações da qualidade do sistema utilizado em Vinhedo e quis acompanhar de perto a sua utilização. “É uma importante ferramenta de gestão. Nosso objetivo é implantar em Itapevi um sistema de informatização semelhante”, disse o prefeito. De acordo com ele, hoje 25% das pessoas atendidas em Itapevi são moradoras de outras cidades da região metropolitana de São Paulo.

Na sequência, o grupo conheceu ‘in loco’ os avanços que o novo sistema de saúde garante, após visitar unidades de saúde.

Sistema

O sistema funciona através de vários módulos que contemplam toda a necessidade de informação em saúde, desde o agendamento de consultas médicas, a realização dos exames laboratoriais, atendimento no setor de fisioterapia, controle de vacinas, quantidade de medicamentos e insumos retirados por cada paciente.

É possível, por exemplo, que um paciente consiga agendar uma consulta com médico especialista sem a necessidade de estar na unidade onde será atendido. De acordo com a secretária de Saúde, Nadia Capovilla, a agenda de atendimento passou a ser unificada. “O serviço trouxe facilidade aos usuários, como o agendamento de transporte e o atendimento de especialidades médicas que pode ser feita por qualquer Unidade de Saúde, mesmo naquelas em que o atendimento não é oferecido, ou seja, o paciente não precisa, por exemplo, sair do bairro onde mora, na Vila João XXIII, para agendar um cardiologista no Centro Médico do Jardim São Matheus. Ele pode procurar a unidade de saúde do próprio bairro e solicitar à recepcionista o agendamento da especialidade em outra unidade. Este mesmo agendamento já funciona também para exames de Raio-X e ultrassom”, explicou.

Hoje, cada usuário tem um relatório informatizado, contendo todas as informações de atendimento efetuado, desde atendimento médico, medicamentos fornecidos, consultas agendadas em que o paciente não compareceu, atendimento de fisioterapia realizado, psicológico, nutricional, odontológico, fonoaudiólogo, transporte da Rede Municipal de Saúde utilizado pelo paciente, exames laboratoriais e de alta complexidade efetuados, ultrassom, raio x, vacinas aplicadas, atendimento hospitalar, ou seja, um relatório completo do atendimento oferecido pela rede ao paciente.

O sistema informatizado beneficia, também, os funcionários, por garantir, em tempo real, o acompanhamento e controle do atendimento. Para os funcionários o maior benefício é o registro, em tempo real, de todas as suas atividades. É possível ter um controle da quantidade de pessoas que passaram pelas Unidades de Saúde, o tempo que levam para ser atendidas e o profissional que foi responsável por este atendimento. É possível, ainda, acompanhar a quantidade de atendimento efetuado por cada profissional em tempo real e verificar quantos medicamentos foram dispensados no dia.

A agilidade no atendimento à população para agendamento de exames e consultas e mais segurança nas informações e confiabilidade nas ações e nos dados de produção são os principais benefícios deste serviço informatizado.

O sistema também proporciona relatórios estatísticos de capacidade de agendamento das consultas médicas, por período, otimizando o atendimento ao usuário.

SIM Saúde

O serviço on line está disponível em todos os prédios da saúde e contempla a inclusão da Secretaria de Saúde no Soluções Integradas Municipal – SIM – Vinhedo Digital, projeto da Prefeitura que utiliza os meios digitais para melhorar a distribuição e o acesso do cidadão aos serviços públicos municipais. O SIM-Saúde que será implantado até o final de 2014, permitirá aos munícipes o acesso a diversos serviços, como obter on line o resultado de exames, listagem completa de medicamentos e acompanhamento das consultas agendadas.

O próximo passo é o prontuário digital, com o atendimento do usuário sendo feito via sistema. A previsão é para o segundo semestre deste ano.

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