Para trocar informações e esclarecer questões relativas à criança e ao adolescente, os novos conselheiros tutelares de Vinhedo se reuniram com o secretário de Educação, José Luis Bernegossi, acompanhado por representantes da pasta, na tarde da última terça-feira (11).
O secretário parabenizou ou eleitos e reforçou a importância do órgão na cidade. “O prefeito Milton Serafim reconhece o papel fundamental deste importante órgão. Ficamos felizes em sermos procurados prontamente por vocês, pois sabemos que a parceria é sempre o melhor caminho e estaremos sempre à disposição de vocês. Estamos aqui para ajudar”, disse José Luis.
O coordenador do Conselho Tutelar de Vinhedo, Nivaldo Doniseti Martins Cruz, comentou que o novo colegiado pretende se pautar pelo bom senso. “Acreditamos que o diálogo é fundamental, assim como a parceria, pois ninguém consegue resolver um problema sozinho”, destacou.
O Conselho
Criado pela Lei Municipal nº 1.967/92, alterada posteriormente pela Lei nº 3.382/2010, o Conselho Tutelar de Vinhedo é um órgão autônomo, colegiado, permanente e não jurisdicional. Apesar de autônomo, está ligado administrativamente à Secretaria Municipal de Assistência Social, da Prefeitura de Vinhedo, que dá suporte ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que apoia o Conselho Tutelar.
O Conselho Tutelar tem, dentro de suas outras atribuições, atender e aconselhar crianças, adolescentes e seus responsáveis legais; representar o público infanto-juvenil junto à autoridade judiciária, assessorar o poder executivo na elaboração de propostas e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente, dentre outras. Em Vinhedo, funciona na Rua Jundiaí, nº 121, no Centro. O telefone de contato é o (19) 3886-4447.