Confirmação foi feita pelo Governador Geraldo Alckmin durante a entrega dos apartamentos da CDHU
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de de Habitação fecha 2013 com bons resultados , com a entrega de um total de 357 novas moradias à população a partir de parcerias com os governos estadual e federal. E, felizmente, a expectativa é ainda melhor para o futuro. Durante a entrega oficial dos apartamentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano- CDHU- na divisa dos bairros Vida Nova I e Altos do Morumbi, no último dia 14, o governador Geraldo Alckmin confirmou a possibilidade de 1000 novas moradias a Vinhedo, como já havia sido anunciado pelo secretário estadual Silvio Torres no sorteio da CDHU em novembro, desta vez pelo programa Casa Paulista, com doação de terreno por parte da Prefeitura.
O prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, destaca que não é fácil construir moradias populares em razão dos preços dos terrenos. “Sempre é preciso muita luta, mas o povo humilde desta cidade é trabalhador e merece ser beneficiado. Vamos dar continuidade a este trabalho para beneficiar as pessoas que sonham em ter a casa própria, mas ainda não foram contempladas”, disse o chefe do Executivo vinhedense.
Portal da Esperança
Em janeiro deste ano, 264 famílias vinhedenses foram beneficiadas com a entrega do empreendimento Portal da Esperança I e II, iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Governo Federal, também por meio do programa Minha Casa Minha Vida. As unidades habitacionais, sendo apartamentos e casas adaptadas destinadas a pessoas portadoras de deficiência física, foram construídas em uma área doada pela Prefeitura ao FAR – Fundo de Arrendamento Residencial (CEF – Caixa Econômica Federal). Esse tipo de parceria, com doação de terreno para a realização da obra, que reduz os preços das unidades, é inédita na Região Metropolitana de Campinas.
Cada residência tem dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro. Cada morador tem disponível uma vaga de garagem. A área de lazer do residencial é composta por mini quadra esportiva, parquinho e centro social. Os dois condomínios têm portaria 24 horas e áreas específicas para armazenamento de lixo.
CDHU
Neste mês de dezembro, 93 famílias vinhedenses foram beneficiadas com unidades habitacionais da CDHU. Foram 35 unidades sorteadas à faixa salarial de 1 a 2 salários mínimos; 21 na faixa salarial de 2 a 3 salários mínimos e 21 pessoas foram sorteadas na faixa salarial acima de 3 salários mínimos. Em relação às quotas, conforme estabelece a CDHU no edital do sorteio, foram contemplados cinco idosos. Quatro unidades foram direcionadas aos Policiais Militares, conforme classificação por tempo de lotação no município e sete unidades foram direcionadas, por meio de sorteio, aos deficientes.
Para participar do sorteio as famílias não podiam ser proprietárias de imóvel residencial ou possuir financiamento imobiliário em qualquer parte do território nacional; e ter sido atendido anteriormente por programas habitacionais. A renda familiar obrigatória estabelecida pela CDHU é de 1 a 10 salários mínimos. Um dos critérios, o que garante a participação no sorteio às pessoas que residem há mais tempo em Vinhedo, foi solicitado pelo prefeito Milton Serafim e aprovado pela CDHU. Vinhedo é a única cidade da região que a CDHU aceitou o pedido de modificação do critério de tempo mínimo de residência de 3 para 10 anos.
Os 93 apartamentos da CDHU foram construídos em uma área de 8.438m² doada pela Prefeitura para viabilizar a obra das moradias populares. Foram construídas seis torres de apartamentos. Cada unidade habitacional tem dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro, distribuídos em 44,73m² de área construída. O conjunto habitacional é composto, ainda, por área de lazer e centro social.