Desempenho dos estudantes também supera resultados de escolas particulares; prefeito Milton Serafim recebeu em seu gabinete os medalhistas neste torneio como forma de valorizar a recente conquista
Quatro alunos das Escolas Municipais (EMs) Dr. Jair Mendes de Barros e Professor Ricardo Junco Neto, da Prefeitura de Vinhedo, destacaram-se na XVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e conquistaram duas medalhas de prata e duas de bronze nesta edição do torneio. As notas dos estudantes de Vinhedo – que participaram das provas de nível 3 (para alunos do 6º ao 9º ano) – ficaram, inclusive, acima da média nacional e também superam as obtidas por escolares da rede particular de ensino. Mais de 365,8 mil alunos de todo o Brasil participaram da OBA, dentro do nível 3 da competição.
Para parabenizar pessoalmente os estudantes e como forma de valorizá-los por suas recentes conquistas, o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, recebeu em seu gabinete nesta semana os medalhistas de prata Guilherme Vieira Hipólito Vian (nota 8,35) e Allan Clayton dos Santos (nota 8,2), da EM Professor Ricardo Junco; e os medalhistas de bronze, Jefferson Crespo de Souza Filho e Nadini de Lourdes Barduchi, das EMs Professor Ricardo Junco e Dr. Jair Mendes de Barros, respectivamente.
Aos alunos, o prefeito Milton Serafim fez questão de dizer que são verdadeiros orgulhos para cidade. “Com sua dedicação aos estudos e com o conhecimento adquirido, vocês são verdadeiros exemplos positivos, que servem de modelo não apenas aos demais alunos da Rede Municipal de Ensino, quanto para todos os moradores. Parabéns pela conquista e por elevarem o nome de Vinhedo, mostrando a força das escolas municipais”, falou o prefeito.
Presente no encontro, o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz, também comemorou a conquista. “Mais uma vez, Vinhedo mostra, com a conquista de vocês, a força que a educação municipal tem em torneios do conhecimento. Vocês elevam o nome de nossa cidade e de nosso ensino!”, falou.
Os educadores dos alunos, os professores Tércio Augusto Barbosa (Ciências) e Eduardo Maurício (Matemática), da Rede Municipal de Ensino, também participaram do encontro. Acompanhando os alunos no gabinete do prefeito, os professores compartilharam sua enorme satisfação em terem a oportunidade de lecionar para educandos tão dedicados e reforçaram sobre o trabalho diário que é feito dentro e fora da sala de aula, em prol à formação escolar de todos os alunos matriculados nas escolas municipais.
Alunos celebram a conquista
Ao contar ao prefeito sobre sua participação na OBA, Allan Clayton dos Santos – medalha de prata no torneio – também compartilhou com os presentes que desde que começou a estudar nas escolas municipais da Prefeitura conta com este tipo de incentivo dos professores e também da Prefeitura. “No ensino fundamental I meus professores sempre incentivavam todos a participarem de olimpíadas como esta. Eu mesmo já conquistei para a cidade medalhas na brasileira de matemática e obtive menções honrosas. Fico feliz por contar com este tipo apoio, pois gosto muito de estudar e de testar o meu conhecimento em torneios como este”, afirmou.
O estímulo dos educadores também foi um dos motivos que levou o estudante e medalhista de bronze Jefferson Crespo de Souza Filho a participar da OBA. Logo que em sua primeira participação, surpreendeu-se com o que pode conquistar. “Eu não acreditava que poderia conquistar algo do tipo, não imaginava onde poderia chegar. Depois que recebi a notícia, vi que todo o esforço valeu e sempre valerá a pena!”, afirmou o estudante da EM Professor Ricardo Junco Neto ao prefeito.
Após receberem suas medalhas da OBA e a premiação de Honra ao Mérito da OBI, os alunos foram convidados pelo prefeito Milton Serafim a conhecerem sua sala. Também participaram da homenagem aos alunos medalhistas e premiados das escolas municipais a diretora pedagógica da Rede Municipal de Ensino, professora Marilene Pisoni Mayr; a coordenadora do ensino fundamental II, da Secretaria Municipal de Educação, professora Nádia Morgante; e as diretoras das EMs, professoras Berta Luiza Amadei Marciano e Ana Maria Infanger.
O aluno Ariel Tadeu da Silva, do 7º ano B da EM Dr. Jair Mendes de Barros, da Prefeitura de Vinhedo, também esteve presente no encontro. Ele foi o 1º colocado entre os alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo na classificação geral da 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). O torneio do conhecimento contou com a participação de mais de 17 mil estudantes de todo o Brasil, de 542 escolas das redes pública e particular de ensino.
A Olimpíada
A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e pela Eletrobras Furna. Envolve alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio, com abrangência nacional. Tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e pela área de ciências em geral, a fim de promover a difusão dos conhecimentos básicos deste segmento de uma forma lúdica e cooperativa.
A classificação da OBA para obtenção de medalhas é nacional e, dentro dos quatro níveis de competição, compreende os estudantes que obtiveram as maiores notas. No total, o torneio distribuiu aproximadamente 33 mil medalhas, entre ouro, prata e bronze. No nível 3 – que foi o de participação dos alunos das escolas municipais de Vinhedo – a nota requerida à obtenção da medalha de prata era entre 8,51 e 7,90; e à medalhada de bronze, entre 7,9 e 7,3.