As obras foram liberadas para permitir a circulação de veículos, mas ainda não foram concluídas
Os três novos viadutos construídos pela Prefeitura nos bairros Vila Santana, Jardim São Thomé e Jardim São Matheus irão contribuir para o futuro projeto de melhoria viária que está sendo desenvolvido pela atual administração e já beneficia os moradores que residem nas proximidades.
Moradora no Jardim São Thomé há 13 anos, Helena Penha utiliza o novo viaduto diversas vezes diariamente e vê como um grande benefício à população a obra realizada pela Prefeitura. “A obra melhorou muito o tráfego de veículos, não só no São Thomé, mas também nas outras duas passagens. Antes as passagens eram apertadas, havia fila de veículos para conseguir circular pelo local porque tínhamos que aguardar os pedestres passarem ou mesmo outro veículo. Agora o trânsito flui muito melhor”, comentou a moradora.
Feliz com a obra, Egidinho dos Santos tem um comércio nas proximidades do viaduto da Vila Santana, há 5 anos. “A obra melhorou a segurança para motoristas e pedestres”, disse o comerciante.
A Prefeitura transformou em viadutos as antigas passagens sob a linha férrea, para proporcionar melhores condições de tráfego e segurança a motoristas e pedestres. A obra foi custeada exclusivamente com recursos municipais e será entregue à população no próximo dia 20.
Nos três pontilhões foi feita a ampliação lateral e vertical das passagens. A Vila Santana e o Jardim São Thomé comportam, agora, a travessia de veículos de até 4 metros de altura, incluindo ônibus e caminhões. No Jardim São Matheus o trabalho de rebaixamento foi executado para permitir a circulação de veículos de até 3,3 metros. Antes da obra as três passagens tinham altura de 2,3 metros de altura.
Para o prefeito Milton Serafim a construção dos três viadutos foi projetada para proporcionar grandes melhorias para motoristas e pedestres na área de infraestrutura urbana. “Antes das obras, as três passagens antigas eram estreitas e permitiam a travessia de apenas um veículo por vez, sendo que pedestres dividiam o mesmo espaço, sem segurança”, explicou o prefeito Milton Serafim.
Calçadas nas duas laterais, com 1,5 metros cada, também foram construídas. Muros de arrimo foram feitos nas laterais, juntamente com o sistema de drenagem para captação de água da chuva embaixo dos pontilhões. A próxima etapa da obra é a instalação de iluminação pública nas três passagens. As passagens estão liberadas para circulação de veículos, mas ainda não foram concluídas.
Alça de Acesso à Avenida Castelo Branco
No Jardim São Thomé foi feita, ainda, a construção da nova alça de acesso à Avenida Presidente Castelo Branco, junto aos trabalhos de acesso da Rua São Mathias até o pontilhão.
Barreiras de proteção
Para garantir a segurança dos motoristas nos novos viadutos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, implantou barreiras de proteção nos pilares centrais das três passagens sob a linha férrea. A barreira de proteção, conhecida como New Jersey, funciona como divisor de pistas no viaduto.
Sinalização viária
Os três pontilhões já ganharam nova sinalização viária.