Para a próxima reunião da RMC, que ocorre em Santo Antônio de Posse dia 17, já está confirmada a presença de um representante do DNIT
A falta segurança na malha ferroviária que corta as cidades da região e a preocupação constante dos prefeitos com os elevados números de acidentes registrados nos últimos anos, motivaram o prefeito de Vinhedo e também presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC – Região Metropolitana de Campinas, Milton Serafim, a ir a Brasília em busca de melhorias para o setor. Além do prefeito de Vinhedo, também estiveram na capital federal o superintendente da autarquia Sanebavi, Odair Fernando Seraphim (Canjica); o presidente do Legislativo, Rubens Nunes e os vereadores Júnior Chóca, Nil Ramos e dr. Dario Pacheco.
Durante dois dias na capital do país, o prefeito se encontrou com diversos representantes do Ministério dos Transportes, da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres e do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – e levou pessoalmente cópia do ofício já remetido na semana passada a ALL – América Latina Logística – solicitando que o assunto seja debatido em conjunto com os prefeitos da RMC.
O prefeito Milton Serafim já havia encaminhado ofício endereçado ao presidente da ALL, Alexandre Santoro, convidando-o para participar da próxima reunião ordinária do Conselho da RMC, que ocorre no próximo dia 17, em Santo Antônio de Posse. Com a presença do representante da ALL, concessionária que administra o transporte ferroviário de cargas na região por outorga do Ministério dos Transportes – o presidente da RMC acredita que sejam apresentados futuros projetos para as obras necessárias no entorno das linhas férreas, já que atualmente elas cortam a área urbana de muitas cidades da RMC e frequentemente são utilizadas para passagem de pedestres e veículos.
Para o prefeito Milton Serafim o objetivo é único, a busca de soluções que virá pela discussão aprofundada da questão, com empenho conjunto. “Vários acidentes foram registrados recentemente nas cidades cortadas pela linha férrea, muitos fatais. Nós, prefeito, temos obrigação de zelar pela segurança de nossa população e cobrar as melhorias necessárias, já que muitos municípios não têm condições de arcar com investimentos tão altos para desviar o trânsito das linhas férreas e permitir um caminho adequado para a travessia de pedestres”, explicou o prefeito de Vinhedo e presidente da RMC.
O convite para participar da próxima reunião da RMC foi estendido também ao diretor de Relações Institucionais da ALL, Pedro Roberto Oliveira Almeida. A ALL, que já recebeu o ofício, ainda não se manifestou sobre a confirmação da presença de um representante na reunião.
Ofícios em que relata a preocupação dos prefeitos da RMC também foram endereçados ao ministro dos Transportes, Cesar Borges; ao diretor Geral do DNIT, Jorge Ernesto Pinto Fraxe. O documento foi entregue pessoalmente em Brasília pelo presidente do Conselho, Milton Serafim, durante reuniões agendadas na quarta-feira dia 11, no DNIT com o coordenador geral de Obras Ferroviárias, Marcelo Almeida Pinheiros Chagas, e na Esplanada dos Ministérios com o secretário executivo do Ministério dos Transportes, Miguel Mario Bianco Masella.
Durante a reunião no DNIT, foi confirmada a presença do superintendente regional do Departamento em São Paulo, Ricardo Rossi Madalena, na reunião da RMC desta terça-feira.
Na quinta-feira, dia 12, o presidente da RMC e prefeito Milton Serafim se encontrou com José Ricardo Noronha de Carvalho, gerente de controle e fiscalização de infraestrutura ferroviária de carga da ANTT, para protocolar ofício em que relata a situação preocupante vivida pelos municípios da RMC. O documento foi encaminhado ao diretor geral da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, Jorge Luiz Macedo Bastos.
Melhorias em Vinhedo com recursos municipais
Em Vinhedo, para garantir a segurança de motoristas e pedestres, a Prefeitura arcou sozinha, com recursos exclusivamente municipais, para realizar obras em três passagens sob a linha férrea, localizada nos bairros Jardim São Thomé, Jardim São Matheus e Vila Santana. “Antes das obras, as três passagens antigas eram estreitas e permitiam a travessia de apenas um veículo por vez, sendo que pedestres dividiam o mesmo espaço, sem segurança”, explicou o prefeito Milton Serafim.
As três passagens sob a linha férrea foram transformadas em viadutos, com a ampliação lateral e vertical das passagens. A Vila Santana e o Jardim São Thomé comportam, agora, a travessia de veículos de até 4 metros de altura, incluindo ônibus e caminhões. No Jardim São Matheus o trabalho de rebaixamento foi executado para permitir a circulação de veículos de até 3,3 metros. Antes da obra as três passagens tinham altura de 2,3 metros de altura.
Calçadas nas duas laterais, com 1,5 metros cada, também foram construídas. Muros de arrimo foram feitos nas laterais, juntamente com o sistema de drenagem para captação de água da chuva embaixo dos pontilhões.
A próxima etapa da obra é a instalação de iluminação pública nas três passagens e a finalização da pavimentação asfáltica. A construção dos três viadutos será finalizada em outubro.