O prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, promoveu nesta terça-feira, dia 10, em seu gabinete na Prefeitura uma reunião para acompanhar os avanços envolvidos na viabilização da educação integral em Vinhedo, para que se transforme em realidade nas escolas municipais. Participaram do encontro o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz; o secretário municipal de Governo, José Luis Bernegossi; além de profissionais das pastas de Educação e Esportes e Lazer.
Na reunião o prefeito Milton Serafim ficou bastante entusiasmado ao verificar que os trabalhos de sistematização da educação integral têm avançado na cidade e que o município caminha para se consolidar como uma cidade essencialmente educadora. “Este esforço e esta dedicação que temos tido, em sistematizar e organizar a estrutura de atividades para adotar nas escolas municipais de Vinhedo a educação integral, também têm nos permitido verificar o potencial que o nosso município tem para ser uma cidade educadora, ou seja, capaz de aproveitar todos os seus recursos e espaços públicos em prol à formação global dos estudantes”, destacou.
Ainda segundo o prefeito, a administração municipal vê com bons olhos o aproveitamento dos espaços públicos para serem utilizados com ambientes complementares de aprendizagem aos alunos, por expandir a capacidade das ações educadoras e o aproveitamento destas pelo público escolar. “Afinal, não é apenas dentro da sala de aula que o aluno aprende. Entendemos que cada espaço de nossa cidade pode, sim, ser bem utilizado em prol ao aprendizado de nossos estudantes”, falou o prefeito.
Os estudos que têm permitido verificar a viabilidade da educação integral nas escolas municipais da Prefeitura são liderados por um grupo especial de trabalho, formado por profissionais das pastas de Educação, Esportes e Lazer, Cultura e Turismo e que também envolve servidores das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente e Urbanismo e de Indústria, Comércio e Agricultura. Juntos, todos os profissionais se organizam para estruturar as ações que farão parte da grade de atividades a ser ofertada no contraturno escolar aos alunos da Rede Municipal de Ensino.
Sobre este envolvimento, o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz, destacou no encontro que o esforço intersecretarial tem sido fundamental à Prefeitura, que a partir das experiências de cada secretaria tem se estruturado e sistematizado com mais efetividade uma grade de ações bastante diversificada e que beneficiará os alunos do ensino fundamental, das escolas municipais, com atividades educativas e de formação complementar, importantes à sua formação de forma global.
Pioneira em educação integral
Em Vinhedo, a Escola Municipal (EM) Professor André Franco Montoro, na região da Capela, foi a primeira a começar a oferecer atividades de educação integral, iniciadas no começo deste ano. Ao todo, a escola proporciona aos seus alunos – do 6º ao 9º ano do ensino fundamental – onze oficinas pelo programa Mais Educação, com a adesão de mais de 200 estudantes nas atividades de contraturno escolar. “As ações de educação integral realmente têm mostrado sua força na EM Professor André Franco Montoro e, com o sucesso das ações, continuaremos focados na ampliação da educação integral às demais unidades da Rede Municipal de Ensino, que atendem aos alunos do ensino fundamental”, indicou o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz.
O programa Mais Educação foi aderido em Vinhedo por compreender a adoção da educação integral na escola municipal a partir do oferecimento de atividades optativas aos alunos e no horário contrário ao de aula, que incluem acompanhamento pedagógico (matemática, letramento, línguas estrangeiras, ciências, história, geografia, filosofia e sociologia) e ações nas áreas de meio ambiente, esportes e lazer, direitos humanos, cultura e artes, inclusão digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, além de educação científica e econômica. Em breve, o programa também será iniciado na EM Abel Maria Torres, no Caixa D’Água.
Você sabe o que é educação integral?
Na educação integral o atendimento é ampliado a partir da oferta, no contraturno escolar, de atividades de caráter optativo à participação dos estudantes. Estas, inclusive, podem ser promovidas tanto no ambiente escolar quanto em outros espaços públicos. Ainda na educação integral, a oferta das atividades permite manter a criança ou adolescente longe de situações que podem interferir negativamente em seu bem-estar físico e psicológico, com o oferecimento de oficinas bastante atrativas e nas quais os alunos podem desenvolver e aprimorar suas habilidades individuais, agregando tais conhecimentos às suas formações escolar e pessoal, no horário contrário ao de aula.
Educação infantil: vocação ao atendimento expandido
Nos Centros de Educação Infantil (CEIs), a Prefeitura de Vinhedo já atende 71% dos alunos matriculados – entre zero e 5 anos e 11 meses – em período integral, sendo que o percentual de atendimento de alunos entre 4 e 5 anos (faixa etária em que o atendimento integral não é obrigatório) a adesão chega aos 54,5%, bastante acima da média de atendimento de outras cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Comparando com outras cidades, Vinhedo é o município da RMC que, atualmente, mais atende o público escolar com menos de 6 anos em período integral. Em Itatiba, por exemplo, a Prefeitura atende pela rede municipal quase 11% dos alunos dos mais de 2,3 mil alunos desta faixa etária em período integral, enquanto que em Campinas, que atende na rede municipal número superior a 20,2 mil crianças entre 3 anos e 5 anos e 11 meses, a Prefeitura não oferece este tipo de atendimento. Já em Indaiatuba, das mais de 4,3 mil crianças desta faixa etária, que são atendidas na rede pública, apenas 3,5% são em período integral.