Concluída a fase de concretagem das paredes de 4 metros de altura do segundo módulo de 40x40m² da ETE Capivari, o trabalho dos operários se concentra agora na preparação das ferragens para a construção de uma passarela guarda corpo, que permitirá aos técnicos da estação realizar coletas e fazer medições no tanque de aeração.
Esse processo já foi concluído em uma das três partes do tanque que vão receber a estrutura, semelhante ao primeiro tanque já em funcionamento na estação.
“Para garantir mais eficiência no tratamento do esgoto, seis filtros ainda serão instalados na estação para segurar partículas sólidas. A estrutura já está pronta para receber as tubulações e os equipamentos com mais de 3 metros de altura”, explica o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.
Em breve também serão construídos dentro do tanque de contato as divisórias, conhecidas como chicanas, que tem a função de aumentar o caminho da água para permitir a ação do cloro para matar as bactérias que resistiram ao processo de tratamento.
“Todo investimento que fazemos em Saneamento Básico é pensando em proporcionar mais qualidade de vida para a população”, afirma o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim
Desde 2011 Vinhedo faz parte de um seleto grupo de cidades brasileiras que trata 100% do esgoto coletado. Além disso, no ano passado, o município conquistou pelo quarto ano consecutivo, e pela segunda vez com a 1° colocação na Região Metropolitana de Campinas, o Certificado ‘Município Verde Azul’, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo às cidades que desenvolveram ações de destaque com a finalidade de promover a recuperação e a preservação ambiental. Entre os quesitos avaliados estão o uso da água e o tratamento de esgoto.
O custo total da ampliação da ETE Capivari está orçado em R$ 4.555.266,83. Verba destinada integralmente pelo PAC 2, o Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal.