Novo grupo desenvolverá suas atividades na gestão 2013-2014; novos presidente e vice-presidente já foram eleitos
O prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, esteve no auditório da sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, no Centro, para participar da cerimônia de posse dos novos integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 28, e contou com a presença de representantes da sociedade civil, de entidades deste segmento que atuam na cidade, da secretária municipal da pasta, Claudineia Vendemiatti Serafim; dos secretários municipais Gustavo Zampieri (Esportes e Lazer) e José Luis Bernegossi (Governo), além dos vereadores Bacural e Paulinho Palmeira, sendo que este último representou o presidente do legislativo vinhedense, Rubens Nunes, na solenidade.
O novo grupo empossado do CMAS desenvolverá seus trabalhos à gestão 2013-2014 e, dentro de suas atribuições, terá como responsabilidade continuar a contribuir com a coordenação do sistema de atendimento socioassitencial de forma descentralizada e participativa na cidade. “Para Vinhedo, que tem habilitação em gestão plena em assistência social, é muito importante haver um conselho que atue neste segmento e que some ao poder público, seja na identificação de novas demandas de atendimento à população ou no aperfeiçoamento de serviços públicos que já são disponibilizados pela Prefeitura”, disse o prefeito Milton Serafim.
Na cerimônia, o prefeito Milton Serafim parabenizou os novos conselheiros e desejou um biênio de muito trabalho. Aos presentes, ainda reforçou o compromisso da administração municipal em estar aberta ao diálogo e à participação democrática, contando com o apoio do novo grupo na criação e na consolidação de políticas públicas cada vez mais efetivas neste setor, sempre em benefício da população. “É fundamental haver um diálogo aberto entre nós e, por isso, estarei sempre à disposição para ouvir as dificuldades enfrentadas pelos conselheiros e para apresentar soluções às demandas. Afinal, quando vamos a uma reunião com o coração aberto as coisas boas aparecem naturalmente!”, falou.
Reforçando as palavras do prefeito, a secretária municipal de Assistência Social ainda falou sobre como os conselhos municipais têm evoluído em Vinhedo e que este crescimento se deve, principalmente, ao apoio conferido pela administração municipal ao trabalho que promovem. “Aproveito para agradecê-lo, prefeito, pelo incentivo conferido e que tem tornado os conselhos municipais cada vez mais atuantes na cidade. Obrigada por os ajudarem a cumprirem os seus verdadeiros papeis, que é estimular o protagonismo social e apresentar os anseios dos públicos que representam, desenvolvendo um trabalho digno e que a população vinhedense tanto necessita”, disse.
Presente no evento a presidente do CMAS da gestão anterior, Sueli Buffalo, também desejou boa sorte aos novos membros do Conselho. De caráter deliberativo, normativo, fiscalizador e consultivo, o CMAS – criado pela Lei Municipal nº 2.365/1998 – é um órgão colegiado que tem entre suas diversas atribuições definir as prioridades das políticas públicas de assistência social em Vinhedo, atuar na formulação de estratégias e no controle de execução de iniciativas neste segmento na cidade, propor critérios e acompanhar a programação e as execuções financeiras e orçamentárias do Fundo Municipal de Assistência Social, bem como fiscalizar a aplicação destes recursos; além de acompanhar, avaliar e fiscalizar serviços de caráter social prestados por órgãos e entidades da cidade, sejam estes públicos ou privados.
Novos membros
Logo após a cerimônia de empossamento dos novos conselheiros do CMAS, o grupo se reuniu para eleger seus novos presidente e vice-presidente. Aos cargos, respectivamente, foram eleitas Núbia Gualberto Hubner de Moraes, representante da sociedade civil; e Luciene Nunes da Silva, representante do poder executivo pela Assistência Social. Aos cargos de primeiro e segundo secretários, o CMAS elegeu, respectivamente, Elaine dos Santos Camargo (sociedade civil) e Maria Isabel Perina (Educação).
Ao biênio 2013-2014 foram empossados pelo prefeito Milton Serafim, como conselheiros titulares e representantes da sociedade civil, Janaína Cristina Vicente, Vera Lúcia de Paula Nascimento, Tatiane de Fátima Peretto, Mara Regina Rigonati Souza Silva, Charlene Bueno de Mello e Elaine dos Santos Camargo; e que têm como suplentes Maria dos Santos Messias, Camila Fernanda de Faria Jorgino Palhares, Andyara Campos Gallo, Aline Leite de Souza, Mariane Martos, Verian dos Santos Bassan e Denise Antonia Cafolla Ribeiro.
Representando o poder público, em conformidade com o Decreto Municipal nº 17, o CMAS também tem como conselheiros nesta gestão os titulares Raquel Cristina Serranoni da Costa (Assistência Social), Silvana Colodino Ivanoff Negócios Jurídicos), Maria Isabel Perina (Educação), Ana Maria Rossi (Saúde), Gleidson Pahor (Esportes e Lazer), Maria Ivone Degelo (Cultura e Turismo) e Magali A. Pereira (Fazenda). Os suplentes são Gustavo Fernandes Muniz de Souza, Aparecida Gloreti Soares Pedro, Letícia Cristina Piaia, Carlos Henrique Gomes da Silva, Patrícia Marchiori do Nascimento e Edison Rodrigo Tabet.
Apoio à atividade de conselhos municipais
As atividades promovidas pelos conselhos municipais da cidade são apoiadas pela Prefeitura de Vinhedo. No setor social, por exemplo, os conselhos municipais contam com uma secretaria executiva exclusiva, responsável por apoiar e orientar o trabalho que promovem na cidade e por oferecer o suporte que precisam nas áreas de assistência técnica-profissional nos âmbitos jurídico e contábil. “Aos trabalhos dos conselheiros, a Prefeitura também disponibiliza em nossa sede um espaço especialmente dedicado à promoção de encontros, atendimentos à população e para reuniões”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Claudineia Vendemiatti Serafim.