Nova unidade de atendimento à população fica na Rua Antônio Amstalden, s/no, mesmo endereço do Centro de Referência de Assistência Social (Cras); moradores que residam dentro da área de abrangência podem solicitar acesso gratuito ao sinal de internet
A segunda unidade de atendimento à população Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital, da Prefeitura de Vinhedo, começa a funcionar nesta segunda-feira, dia 3, no bairro Capela. Denominada “Central SIM Vinhedo Digital”, fica na Rua Antônio Amstalden, s/nº, no mesmo endereço do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado no bairro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Na Central SIM Vinhedo Digital, os moradores podem atualizar seus dados cadastrais, que são utilizados em seu atendimento em todas as repartições municipais; e também podem obter mais informações sobre esta inovadora iniciativa da Prefeitura de Vinhedo, que tem transformado o município em uma verdadeira Cidade Digital. Dentre os benefícios criados à população por meio do SIM Vinhedo Digital, está a disponibilização de acesso gratuito ao sinal de internet na cidade, que contempla atualmente mais de 70% dos moradores dentro da área de abrangência do sinal.
Além de poder solicitar o acesso ao sinal gratuito de internet, disponível pelo SIM Vinhedo Digital, na Central os munícipes ainda podem obter as vias dos cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) e Saúde Municipal, uma vez que a unidade de atendimento fornece a versão provisória dos documentos. No espaço, também é possível requerer vagas de creche e pré-escola para atendimento de crianças de quatro meses a cinco anos e 11 meses pela Rede Municipal de Ensino, em período integral.
No Centro, a população também tem à sua disposição uma Central SIM Vinhedo Digital, que funciona desde março na Rua José Matheus Sobrinho, nº 410. Para mais informações, o telefone de contato da unidade do Centro é: (19) 3886-3486.
Acesso gratuito ao sinal de internet
Solicitar o acesso gratuito ao sinal de internet, que é disponibilizado pela administração municipal pelo SIM Vinhedo Digital e que contempla atualmente mais de 70% da população; é bastante simples. Basta ao morador interessado procurar a Central – no Centro ou na Capela – para verificar se reside dentro da área abrangência do sinal e apresentar os seguintes documentos: via original e fotocópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG) e um comprovante de residência, que deve ser, obrigatoriamente, uma fatura de água ou luz do mês vigente e em nome do morador interessado.
Com a confirmação e apresentação da documentação necessária, o munícipe pode assinar o termo de uso do benefício, responsabilizando-se pela utilização correta da facilidade; e obter seu login e senha de acesso ao sinal. Logo em seguida, será orientado a adquirir o kit-cidadão, indispensável para ter acesso ao sinal do SIM Vinhedo Digital, e que é composto por placa PCB, caixa hermética, antena parábola grade, fonte de alimentação e adaptador POE.
O kit pode ser adquirido pelo munícipe em seis empresas homologadas pelo executivo e autorizadas a oferecerem para a população os aparelhos: CFTVPolice, CITCOM – TI e Telecom, ESD Informática, It Services, Quero TV Antenas e Supnet Tecnologia & Informação. As opções são repassadas ao cidadão em seu atendimento justamente para que ele mesmo verifique qual é a melhor opção à aquisição dos equipamentos e para que também tenha a oportunidade de comparar as vantagens oferecidas pelas empresas aptas e, com isso, escolher qual melhor atende suas necessidades.
Emissão dos cartões SUS e Saúde Municipal
Para solicitar as vias provisórias dos cartões SUS e Saúde Municipal, é preciso que o morador apresente em sua ida à Central SIM Vinhedo Digital as vias originais dos documentos CPF, RG e um comprovante de endereço. À emissão dos cartões provisórios não é necessário apresentar a fotocópia. O Cartão SUS é um cartão único que pode ser utilizado em todo o território nacional para procedimentos de saúde, enquanto que o Cartão Saúde Municipal tem validade em Vinhedo e é destinado aos usuários que utilizam os serviços oferecidos gratuitamente pela Rede Municipal de Saúde.
Solicitação para vaga de educação infantil
Para fazer as inscrições de solicitação de vaga para crianças de quatro meses a cinco anos e 11 meses, para atendimento em período integral nos Centros de Educação Infantil (CEIs), o morador que procurar a Central SIM Vinhedo Digital deve apresentar a via original e a fotocópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG da criança, declaração de trabalho da mãe da criança, com especificação dos dias, do horário, do endereço e do telefone do local de trabalho; além do comprovante de endereço, sendo que só são aceitas faturas de água ou luz do mês vigente e em nome dos pais da criança.
Em caso de imóvel alugado, deve ser apresentada a fotocópia do contrato de aluguel registrada em cartório ou, então, a declaração de propriedade reconhecida em cartório, juntamente com a fotocópia do endereço em nome dos pais da criança a ser inscrita.
Benefícios do SIM Vinhedo Digital
O SIM Vinhedo Digital permitiu não apenas transformar o município em uma verdadeira Cidade Digital, mas possibilitou a inclusão infossocial da população ao disponibilizar acesso gratuito ao sinal de internet na cidade, que abrange atualmente mais de 70% dos moradores; e ampliar e facilitar o dia a dia dos munícipes com a criação de mais serviços ao seu atendimento na forma de governo eletrônico (e-Gov).
Com a viabilização dos serviços na forma de e-Gov, o morador passou a ter 24 horas por dia, sete dias por semana, serviços públicos que podem ser acessados pela internet no site da administração municipal (www.vinhedo.sp.gov.br), bastando ao interessado clicar em “SIM Vinhedo Digital”. Dentre algumas facilidades já disponíveis, visto que muitas outras serão liberadas gradualmente pelo executivo, há o “Portal Transparência”, o sistema “Notas Fiscais Eletrônicas”, o “SIM – Empresa Fácil”, o “SIM – Protocolo On-line” e o “SIM – Transporte Escolar”, sendo que este último permite aos moradores verificar, na cidade, quais veículos estão aptos à prestação deste tipo de serviço e quais são seus itinerários e responsáveis.