Obra executada irá proporcionar mais segurança a motoristas e pedestres permitindo a passagem de dois veículos de uma vez. Calçadas serão construídas nas laterais
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, dá continuidade ao trabalho de recuperação da segunda linha férrea, que hoje está desativada em Vinhedo, com a substituição do trilho no trecho de aproximadamente 1.100 metros que compreende a extensão dos três pontilhões que estão sendo reformados. Novos dormentes já foram instalados proporcionar a circulação segura de vagões pela ferrovia.
A reativação desta segunda linha é necessária para a nova fase das obras de ampliação dos pontilhões, já que a linha atual deverá sofrer um desvio em função dos trabalhos. A Prefeitura realiza a ampliação lateral dos três pontilhões existentes sob a linha férrea nos bairros São Thomé, Vila Santana e São Matheus. Hoje, veículos e pedestres dividem o mesmo espaço para circulação.
As obras contemplam o alargamento dos três pontilhões que dão acesso aos bairros, que passarão a ter 7 metros de largura, possibilitando a travessia de dois veículos ao mesmo instante. Também serão construídas calçadas nas laterais do pontilhão com 1,5 metros cada, proporcionando passagem segura aos pedestres.
Os três locais tem ligações consideradas importantes para o trânsito da cidade. Para a realização da obra duas passagens ficam interditadas para travessia de veículos e pedestres. O acesso alternativo da Avenida Presidente Castelo Branco até a região dos Sete Bairros pode ser feito pelo Viaduto João Baptista Seraphim.
Agilidade
Para agilizar o andamento da obra, há três meses representantes da Prefeitura estiveram Brasília com representantes da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres – solicitando intervenção do órgão federal junto a ALL (América Latina Logística – empresa brasileira do setor de logística ferroviária) para liberação da linha férreas de Vinhedo que hoje está desativada.