Local abrigará o Centro de Controle de Zoonoses e as Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica
O prefeito Milton Serafim; a secretária de Saúde, Nadia Capovilla; o secretário de Governo, José Luís Bernegossi e o secretário de Obras, Augusto Braccialli, acompanharam na quarta-feira, dia 14, a etapa final da obra de construção do Departamento de Vigilância em Saúde, que está sendo feito pela Prefeitura no bairro Pinheirinho para abrigar três setores da saúde, o Centro de Controle de Zoonoses e as Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica. Na parte nova está sendo feita pintura interna e instalação de móveis e na área antiga, que está sendo totalmente reformada, são executados os acabamentos finais.
“A criação de um departamento, com adequação de espaço físico para reunir todos os setores relativos à Vigilância em Saúde, é de extrema importância para o desenvolvimento das ações para prevenção e controle de doenças”, explicou o prefeito Milton Serafim.
O Centro de Controle de Zoonoses terá sala de vacina, sala de coleta, centro cirúrgico, área pós-cirurgia, laboratório de coleta de sangue para análise, canil e gatil com 12 baias isoladas para permanência dos animais em período determinado de observação.
Haverá um laboratório para identificação de larvas e carrapatos, sala de treinamento de funcionários e área para realização de palestras e orientação sobre posse responsável. “Técnicos do Centro de Controle de Zoonoses irão participar ativamente no controle e orientação à população sobre as zoonoses (febre maculosa, leptospirose, leishmaniose, dengue, entre outras)”, explicou a secretária de Saúde.
No Centro de Controle de Zoonoses será implantado o sistema de chipagem em animais que irá permitir a redução de cães e gatos abandonados no município e ajudará no controle de proliferação.
A aplicação do chip será feita gratuitamente nos animais dos proprietários que procurarem o Departamento de Vigilância em Saúde para a realização do procedimento de castração. O proprietário de animais já castrados também poderá solicitar a chipagem do seu animal, se tiver interesse.
Do tamanho de um grão de arroz, o chip será aplicado sob a pele do animal e conterá informações como raça, sexo e controle de vacinas aplicadas no animal, além de dados do proprietário, como nome, endereço e telefone. Haverá no Centro de Controle de Zoonoses um leitor de informações que funcionará semelhante a um código de barra, para identificar os dados do proprietário do animal chipado.
De acordo com a secretária de Saúde, Nadia Capovilla, com esta identificação ficará muito mais fácil de localizar o dono de animais perdidos. Além do sistema de informações e identificação animal, a Secretaria de Saúde irá investir em campanhas de conscientização sobre posse responsável e para incentivar a castração de animais.
Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica
O Departamento de Vigilância em Saúde também acolherá a Vigilância Sanitária, que hoje funciona em prédio alugado. Haverá sala com estrutura de trabalho para os técnicos, sala de reunião e local apropriado para o desenvolvimento de ações de educação em saúde.
A Vigilância Epidemiológica terá um local apropriado para armazenar os estoques de vacinas que serão distribuídos às unidades de saúde.