O prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, e o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz, também prestigiaram o ato inaugural e a apresentação de alunos de três escolas municipais
Mais de 300 pessoas estiveram na tarde do dia 11 no salão social da sede do Serviço de Convívio e Fortalecimento de Vínculos de Idosos – Grupo Bem Viver, no Jardim São Matheus, para prestigiar o lançamento oficial de um novo programa da Prefeitura de Vinhedo, direcionado a estudantes da Rede Municipal de Ensino: o “Pratique Dança”. A nova atividade pedagógica, criada pela Secretaria Municipal de Educação, objetiva possibilitar que as crianças e os jovens matriculados nas escolas municipais aprendam com a dança, de forma espontânea e ativa, a se exercitar, a conhecer melhor o seu próprio corpo, a ter noção e respeito pelo seu espaço e, sobretudo, pelo espaço do outro, contribuindo, ainda, à formação de seus aspectos cidadãos.
Para apreciar a primeira apresentação dos alunos por meio do “Pratique Dança” – que também foi promovida como forma de celebração ao Dia das Mães, comemorado no último dia 13 -, o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, esteve presente no ato inaugural do programa acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Vinhedo, Neusa Serafim. No evento, também compareceram o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz, o secretário municipal de Governo, José Luis Bernegossi, o vereador Carlinhos Paffaro, conselheiros municipais, empresários e profissionais da Secretaria Municipal de Educação.
Aos presentes, o prefeito Milton Serafim reforçou ao lado do vice-prefeito e secretário municipal da pasta que na Rede Municipal de Ensino o programa é apenas uma das muitas atividades que já são promovidas com qualidade pela Prefeitura de Vinhedo e que já são estruturadas para o desenvolvimento da escola em período integral. “Aqui em Vinhedo prezamos pela educação de qualidade e o lançamento de mais esta proposta pedagógica demonstra nossa atenção com o que o seu filho aprende em nossas unidades municipais de ensino. Estruturamo-nos e nos esforçamos continuadamente para oferecer para eles atividades diversificadas e que realmente colaboram à sua formação de forma global”, disse.
Apresentaram-se no lançamento do “Pratique Dança” estudantes do Centro de Educação Infantil (CEI) Turma da Mônica, do Jardim São Thomé; e das Escolas Municipais (EMs) Integração, do Centro; e Dr. Ricardo Junco Neto, do bairro Vila João XXIII. A avó de uma das estudantes do CEI Turma da Mônica, dona Elizabeth Dias Poletto, esteve no ato inaugural e declarou que a neta, Camila Vitória, está adorando as aulas de dança promovidas por meio do programa e que ela sempre mostra em sua casa os novos passos e canta as músicas que ensaia durante as aulas. “É uma graça, ela não se cansa de falar, cantar e de dançar as músicas e coreografias que aprende. Tem aproveitado e gostado muito mesmo!”, comentou.
O programa
O "Pratique Dança" se destina aos alunos atualmente matriculados nas fases I e II dos CEIs, de quatro anos a seis anos incompletos, e aos estudantes do 1º ao 9º ano dos ensinos fundamental I e II das EMs. Nas aulas, os alunos contam com o apoio integral e orientação dos professores, que os estimulam a aprender pela dança a ter mais consciência sobre o uso de seus movimentos, de seu próprio corpo e sobre vários estilos da dança e movimentos culturais, tais como jazz, hip-hop, country, axé, bossa nova, forró, rock, twist, música popular brasileira, pop, techno, ginástica artística, entre muitos outros.
Por meio das coreografias e músicas do “Pratique Dança”, os estudantes da Rede Municipal de Ensino são estimulados a desenvolver sua agilidade, criatividade e flexibilidade, a capacidade de concentração e sua consciência corporal. “Ainda aprendem a fundamentação técnica de ritmos, sons e movimentos, conhecendo, consequentemente, mais sobre história, geografia, matemática, linguagem, educação artística e conceitos culturais relacionados às atividades propostas”, explicou o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz.
À educação infantil, as aulas de dança acontecem no horário contrário ao de aula regular, no período em que os alunos permanecem na creche, e também contempla o uso de jogos divertidos e que abordam aspectos positivos considerados importantes ao desenvolvimento cognitivo infantil. Nos ensinos fundamental I e II as aulas acontecem no período contrário ao de aula dos estudantes, uma vez por semana, têm aproximadamente uma hora de duração e são promovidas em dias e horários específicos, em cada uma das unidades escolares municipais.
Para as coreografias e aulas, os alunos também colocam sua criatividade em prática por meio da utilização e manuseio de materiais – tais como tecidos, plástico, caixas, etc. – para confecção de cenários e peças de vestuário.