Durante a tarde desta quinta-feira, 17, foram apresentados oficialmente ao prefeito Jaime Cruz os bonecos ‘Giuseppe e Marieta’, que representam a simbologia dos imigrantes italianos que chegaram ao Brasil e vieram para o município. O encontro ocorreu no Gabinete do Prefeito.
“Vinhedo é uma cidade rica em história e cultura dos imigrantes italianos e merece ter essa representatividade no artesanato local. Esses bonecos representam a relação entre esses povos e a nossa cidade, as nossas origens, que devem ser não apenas cultivadas, mas também levadas ao conhecimento da sociedade”, destacou o prefeito Jaime Cruz.
Além do prefeito Jaime Cruz, participaram do encontro a presidente da Associação dos Artesãos de Vinhedo, Maria Aparecida Persegheti Mascarin, e a vice, Marcia Filigoi, que confeccionaram os bonecos; o presidente da Associação Italiana de Vinhedo, Juliano Gasparini; o chefe de Gabinete do Prefeito, Edison Ruiz; o escritor vinhedense José Antônio Zechin; o diretor de Cultura, Wagner Pavarin; e o assessor do vereador Sandro Rebecca, Luis Alberto Mayer.
Os bonecos serão comercializados pelos artesãos de Vinhedo em souvenires, peças de biscuit, chaveiros, porta-retratos, camisetas, toalhas, imãs de geladeira, entre outros.
Os personagens foram criados a partir do projeto de Lei nº 47/2018, de autoria do vereador Sandro Rebecca, e são vestidos de roupas típicas dos imigrantes italianos, além de apresentarem características físicas dos colonos, como pele clara e corada.
Os bonecos foram idealizados pelas artesãs Marcia Eli Filigoi e Maria Aparecida Perseghetti Mascarin, pelo escritor José Antônio Zechin, pelo presidente da Associação Italiana Vinhedense Julliano Gasparini e o vereador Sandro Rebecca, autor do projeto de lei.