15 MAR 2012
PREFEITO
PROCON de Vinhedo distribui Código de Defesa do Consumidor em celebração ao Dia Internacional do Consumidor

Iniciativa foi realizada na tarde desta quinta-feira, dia 15, na Praça Sant’Anna; prefeito Milton Serafim também fez uma visita especial à unidade da Fundação

Profissionais do PROCON (Proteção e Defesa do Consumidor) municipal distribuíram exemplares do Código de Defesa do Consumidor às pessoas que passaram pela Praça Sant’Anna na tarde desta quinta-feira, dia 15. A ação foi realizada como uma forma de festejar o Dia Internacional do Consumidor, comemorado nesta mesma data. Ao todo, aproximadamente 150 exemplares foram entregues aos moradores que passaram pelo local.

Lucimara Bitencourt da Silva, que reside no bairro Vida Nova, esteve entre as pessoas que receberam a versão de bolso do Código. Segundo ela, a ação foi muito válida para que os moradores saibam mais sobre seus direitos. “Muitas vezes não sabemos quais são os nossos direitos enquanto consumidores e agora vou levar este exemplar sempre comigo, deixá-lo na bolsa. Na única vez que tive um problema com a compra de um produto, apenas citei o nome do PROCON e o estabelecimento comercial já resolveu tudo, com medo de que os procurasse!”, comentou.

Como forma de comemoração à data, o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, também esteve do PROCON em Vinhedo, na tarde desta quinta-feira, e conversou com moradores que procuraram os serviços e com os profissionais que atuam nesta relevante forma de atendimento ao cidadão. Nesta oportunidade, esteve acompanhado do secretário municipal de governo, José Luis Bernegossi, do secretário municipal de Negócios Jurídicos, Elvis Tomé, e o coordenador das atividades do PROCON, Alexandre Sad Kyk. “O PROCON realiza um trabalho efetivo em prol aos cidadãos e, sem dúvida, norteia de forma bastante positiva os vínculos estabelecidos entre consumidores e fornecedores, a fim de garantir seus direitos e obrigações nas relações de consumo”, destacou.

Por mês, do PROCON em Vinhedo presta, em média, 800 atendimentos. As reclamações mais comuns registradas pelos consumidores na cidade estão os relacionados aos serviços de telefonia, sobretudo os que tratam da inoperância dos serviços de telefone; e os relacionados aos serviços bancários, principalmente os de cobrança indevida. O órgão é responsável pela coordenação e execução de políticas de proteção, amparo e defesa do consumidor, cabendo a ele orientar, receber e analisar reclamações, consultas e denúncias dos consumidores, a fim de fiscalizar e valorizar o respeito de seus direitos.

Em Vinhedo, o horário de atendimento ao público do PROCON é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. A unidade fica na Rua Humberto Pescarini, nº 301, no Centro. A partir deste mês, os moradores também podem tirar suas dúvidas junto ao PROCON pelo telefone 3876-5502. O registro das reclamações continua a ser feito diretamente na unidade.