Famílias que participarão do sorteio devem depositar das 8h às 10h30, na urna de sorteio, a senha retirada no último sábado, dia 3. Sorteio iniciará às 11h
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação, realiza neste sábado, dia 10, o sorteio das 264 novas moradias populares construídas no Jardim Bela Vista, região da Capela, por meio do programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal.
O prefeito Milton Serafim, o secretário municipal de Habitação, Marcio Campos (Balu) e o secretário de Governo, José Luís Bernegossi, acompanharam o processo de retirada de senha que ocorreu no último sábado, dia 3, no Ceprovi. “Fiz questão de acompanhar este processo para observar de perto a alegria estampada no rosto das famílias que participarão do sorteio”, disse o prefeito Milton Serafim.
Das 2.399 famílias aptas a participar do sorteio, 98% retiraram a senha que garante participação no processo. Esta mesma senha, pessoal e intransferível, deverá ser apresentada neste sábado e depositada das 8h às 10h30 na urna para validar a participação no sorteio, que está previsto para iniciar às 11h, na área existe ao lado da pista de skate (onde acontecem os shows principais da Festa da Uva).
O sorteio será composto por três urnas distintas, caracterizadas por cores diferentes, sendo cor verde para a listagem de deficientes, cor azul para idosos e cor vermelha para listagem geral.
Serão sorteadas primeiramente as pessoas que integram a listagem de deficientes, em seguida as que compõem a listagem dos idosos. Na sequencia será feito o sorteio da listagem geral, composta por deficientes, idosos e demais pessoas aptas a participar do sorteio. Por último, serão sorteados, na mesma ordem, a proporção estabelecida para compor a listagem de suplentes.
Deficientes e idosos depositarão duas senhas nas urnas, identificadas por número e cadastro nas cores respectivas (deficientes na cor verde e idosos na cor azul, além da vermelha que será entregue para ambos) que deverão ser depositadas nas urnas do sorteio.
A Secretaria de Habitação da Prefeitura será responsável pela gestão e acompanhamento do processo de sorteio das unidades habitacionais dos empreendimentos Portal da Esperança I e II, construídos no Jardim Bela Vista.
Critérios
Por meio do decreto nº20/2012, a Prefeitura definiu os critérios e processo de seleção de unidade habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, referente aos empreendimentos Portal da Esperança I e II que estão sendo construídos no Jardim Bela Vista, região da Capela.
Somente participarão do sorteio representantes de famílias cadastradas na Secretaria de Habitação da Prefeitura, que residem em Vinhedo há mais de 10 anos e que não sejam possuidoras ou proprietárias de imóveis ou tenham sido beneficiadas em outros programas habitacionais. Ficam excluídos do processo de seleção aqueles que apresentam estado civil de solteiro e renda familiar superior a R$ 1.600,00.
Do total de unidades habitacionais, oito apartamentos serão destinados aos classificados na listagem de idosos (3% do total de unidades). As oito casas serão destinadas impreterivelmente aos classificados na listagem deficientes. Os demais 248 apartamentos serão destinados aos inscritos na listagem geral.
Os portadores de deficiência e os idosos receberam duas senhas numéricas, identificadas por cor e números diferentes, que serão depositadas uma na urna de deficientes ou idosos e a outra senha será depositada na urna referente à listagem geral.
A quantidade de sorteados será 130,68% do total de unidades habitacionais construídas, totalizando 345 pessoas, sendo 264 titulares e 81 serão classificados considerados suplentes.
Comissão
O Decreto também cria a Comissão de Sorteio, composta por representantes das secretarias de Habitação, Governo, Negócios Jurídicos e Promoção e Assistência Social. Somente serão admitidos questionamentos escritos e devidamente protocolados fundamentados, com a abertura de protocolo, sendo vedada a apresentação de impugnação ou questionamento no dia da realização do sorteio e seleção.
Obra
As 264 novas moradias populares estão sendo construídas por meio do programa Minha Casa Minha Vida, parceria firmada pela Prefeitura e o Governo Federal. Os 256 apartamentos e as oito casas adaptadas destinadas a portadores de deficiência, estão sendo construídas em uma área de 16 mil metros quadrados localizada no Jardim Bela Vista, doada pela Prefeitura ao FAR – Fundo de Arrendamento Residencial (CEF – Caixa Econômica Federal).
Esse tipo de parceria, com doação de terreno para a realização da obra, que reduz os preços das unidades, é inedita na Região Metropolitana de Campinas.
São 16 blocos, divididas em duas áreas denominadas Portal da Esperança I e II.
Cada residência terá dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro. Cada morador terá disponível uma vaga de garagem. A área de lazer do residencial será composta por mini quadra esportiva e centro social. Haverá ainda portarias e áreas específicas para depósito de lixo.
Segundo o prefeito Milton Serafim, a atual administração está trabalhando para proporcionar moradia digna à população, principalmente de baixa renda. “O sonho da casa própria está próximo de se tornar realidade para 264 famílias. Estamos investindo pesado na construção de novas moradias para diminuir consideravelmente o déficit habitacional no município. Também já iniciou a construção de 93 apartamentos da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – em uma área localizada entre os bairros Altos do Morumbi e Vida Nova, doada pela Prefeitura para realização da obra”, comentou o prefeito Milton Serafim.
Informações na Secretaria de Habitação da Prefeitura pelo telefone 3826-7864 / 3826-7820.
Sorteio
Dia: 10 de março
Horário para depósito de senha nas urnas: 8h às 10h30
Horário do sorteio: 11h
Local: Parque Municipal Jayme Ferragut – Avenida Apparecida Tellau Seraphim, s/nº – Portal – área ao lado da pista de skate