Projeto também contempla a criação de uma central telefônica virtual para utilização de tecnologia VoIP
Além dos importantes avanços sociais que o projeto Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital proporcionará a partir de março aos moradores da cidade, ao promover sua inclusão social por meio da disponibilização de sinal para acesso à internet banda larga de forma gratuita, esta importante iniciativa da Prefeitura de Vinhedo segue em frente para continuar a transformar o município em uma avançada Cidade Digital. Idealizado tendo como enfoque principal o cidadão, o projeto integra o plano de governo do prefeito Milton Serafim e está a caminho de sua terceira fase, para solidificação de uma avançada rede tecnológica de serviços à população e aos órgãos públicos.
Na primeira fase do projeto – logo após a delimitação das estratégias, a definição do escopo de trabalho e o levantamento detalhado das reais necessidades de implementação da iniciativa, com o objetivo de definir com precisão a utilização dos recursos e das tecnologias mais apropriadas para sua execução – foram contempladas a estruturação e viabilização do Cadastro Técnico Municipal (CTM), que é um banco de dados com as informações de todos os munícipes e que será fomentado e utilizado em todas as áreas públicas (municipal, estadual e federal) que prestam atendimento à população; e a instalação do cabeamento óptico da cidade (Infovia Municipal), que contemplou 50% da população com a cobertura do sinal, além da interligação de todos os órgãos públicos existentes na cidade. “Já na segunda etapa, que terminamos atualmente, 70% da população já está incluída na cobertura do sinal para acesso gratuito à internet banda larga, com velocidade de 512 kbps, sobretudo os cidadãos carentes”, disse o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
Na execução da Infovia Municipal, mais de 40 quilômetros de cabeamento óptico foram instalados na cidade, o que representa aproximadamente 0,6 metro de cabo por habitante. Também integra a Infovia a colocação de 78 estações de transmissão de sinal via rádio, que retransmitirão e levarão à população sinal de acesso à internet banda larga. “Agora, daremos início à terceira etapa de viabilização do SIM Vinhedo Digital, que na parte de infraestrutura contempla a ampliação da Infovia Municipal, com enfoque nos pontos em que há dificuldades técnicas à implementação da estrutura em virtude da topografia de determinadas regiões da cidade, principalmente na área rural”, explicou o secretário municipal de Governo e integrante do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação, José Luis Bernegossi.
Para expandir a Infovia Municipal, no momento, o CTIC analisa as melhores tecnologias e alternativas à expansão da rede de comunicação para transmissão de dados, com o uso de cabeamento óptico. Já na parte sistêmica, indispensável à viabilização dos serviços públicos on-line na forma de governo eletrônico – que em Vinhedo serão denominados e-gov –, os próximos passos estão relacionados à continuidade do Cadastro Técnico Municipal (CTM) e a integração sistêmica das unidades públicas de saúde existentes no município, para utilização de prontuário único ao atendimento dos moradores.
Este mesmo trabalho que será feito junto às unidades básicas de saúde, aliás, já foi efetuado no setor socioassistencial municipal, no qual os usuários dos serviços prestados pela Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, contam agora com o histórico unificado de atendimento do cidadão, que pode ser consultado e utilizado em qualquer unidade municipal pertencente a esta pasta. “Com isso, unificaremos as informações de todos os atendimentos realizados, inclusive os que já estavam arquivados, e beneficiaremos cada vez mais os usuários que utilizam a Rede Municipal de Saúde, entendo melhor o que procura e o que precisa. Esta unificação, aliás, nos dará ainda mais qualidade de informação para que possamos fazer a programação, a execução, a criação e o aperfeiçoamento de projetos aos moradores, a fim de atendê-los da melhor forma possível e de acordo com suas reais demandas”, explicou o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
Ainda dentro das próximas fases de implementação dos serviços de e-gov, no qual já está em funcionamento o SIM-Empresa Fácil – que permite solicitar e fazer pela internet a abertura e início das atividades, alteração cadastral e o encerramento da inscrição municipal de empresas ou de profissionais autônomos –, está a disponibilização do “Portal do Cidadão” e do “Portal do Servidor”. Nestes espaços virtuais, por meio de usuário e senha de acesso, os moradores e servidores municipais poderão ter à sua disposição diversos serviços on-line. "No ‘Portal do Cidadão’ será possível, por exemplo, ao cidadão verificar o andamento das atividades escolares na Rede Municipal de Ensino, caso tenha um filho que estude em alguma escola municipal; verificar as informações constantes em seu cadastro imobiliário e até agendar uma consulta na Rede Municipal de Saúde. Tudo isso com um único número, que identificará todo o histórico relacionado ao cidadão em seu atendimento nos órgãos públicos da cidade", disse o gestor do CTIC, Gilberto Madeira.
O projeto SIM Vinhedo Digital foi idealizado pela Prefeitura de Vinhedo com o apoio de doutores e acadêmicos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), três importantes instituições de ensino superior do Brasil.
Central telefônica virtual
Por meio do SIM Vinhedo Digital outro serviço que se tornará realidade na cidade será o uso da tecnologia Voice Over Internet Protocol (VoIP), ou seja, o uso da internet para transmissão de voz, o que viabiliza a realização de ligações telefônicas por meio de conexão à internet ao invés da linha de telefone comum. Na primeira etapa de implementação deste recurso serão contemplados os órgãos que integram a Infovia Municipal, sendo que a ideia do executivo é estendê-lo, em seguida, aos cidadãos e empresas instaladas na cidade.
Atualmente, a Prefeitura de Vinhedo trabalha na criação desta central telefônica virtual, para utilização de tecnologia VoIP, a fim de beneficiar todos os órgãos públicos que estão interligados por meio da Infovia Municipal. O serviço possibilitará, inclusive, a realização de videotelefonemas. “Com a utilização da tecnologia VoIP estimamos em reduzir em aproximadamente 40% o custo com telefonia no setor público municipal, uma vez que as ligações telefônicas locais entre as repartições públicas e órgãos funcionarão como uma espécie de ramal, pois estarão dentro de uma mesma rede de transmissão de dados. Sem dúvida, será uma importante economia aos cofres públicos, sendo que poderemos reverter este custo que tínhamos em mais serviços e projetos à população”, explicou o secretário municipal de Administração e integrante do CTIC, José Pedro Cahum.
Stand nas 51ª Festa da Uva e 3ª Festa do Vinhedo
Antes mesmo do início do funcionamento das Centrais SIM, os moradores podem conhecer mais sobre este projeto inovador, seus benefícios diretos e o que possibilitará em avanços ao município no stand SIM Vinhedo Digital. Montado logo na entrada do Parque Municipal Jayme Ferragut, o espaço funciona até o próximo dia 19, durante as 51ª Festa da Uva e 3ª Festa do Vinho de Vinhedo.
No stand do SIM Vinhedo Digital, os residentes em Vinhedo ainda podem efetuar a atualização do seu cadastro, que será utilizado na obtenção do login e senha de usuário aos benefícios do projeto. O espaço funciona todos os dias das festas, de quinta a sexta-feira, das 18 às 22 horas; e aos sábados e domingos, das 10 às 22 horas.
Aproveitando o sinal de acesso à internet banda larga gratuitamente, por meio do SIM Vinhedo Digital, a Prefeitura de Vinhedo ainda disponibiliza em todo o recinto do Parque Municipal Jayme Ferragut acesso gratuito à internet aos visitantes das 51ª Festa da Uva e 3ª Festa do Vinho.
O que é uma Cidade Digital?
O termo Cidade Digital, ou Cibercidade, é utilizado para referenciar os municípios que a partir do uso de novas tecnologias de informação e comunicação criam e viabilizam infraestrutura, serviços e acesso público em determinada área urbana. Dentro deste contexto, as Cidades Digitais englobam a utilização das facilidades de uso do espaço eletrônico para ampliar o leque de projetos e serviços aos cidadãos, que antes ficavam restritos a espaços físicos determinados.
Ainda dentro do conceito de Cidade Digital, estão as ações de inclusão digital, que preveem a oferta de acesso à internet para toda a população dos municípios, contemplando internet banda larga ou de alta velocidade.