Festividades terão um stand no qual os visitantes poderão conhecer mais sobre o projeto que está transformando o município em uma Cidade Digital, além de seus benefícios e suas facilidades à vida dos munícipes
De 4 a 19 de fevereiro, os visitantes da 51ª Festa da Uva e 3ª Festa do Vinho poderão – além de se divertir muito e prestigiar um dos mais tradicionais eventos de Vinhedo – conhecer mais detalhes sobre a iniciativa que está transformando o município em uma verdadeira Cidade Digital: o projeto Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital. Estabelecido dentro do plano de governo do prefeito Milton Serafim, o projeto foi planejado e estabelecido para ser uma avançada rede tecnológica de serviços à população, contemplando a oferta e ampliação de projetos e iniciativas em prol dos moradores, a melhora contínua na gestão governamental e, ainda, a inclusão digital dos cidadãos com o oferecimento de acesso gratuito à internet banda larga na cidade.
Nos dias de festividades, os interessados poderão conhecer tudo sobre o projeto, seus benefícios diretos e o que ele possibilitará em avanços ao município em um espaço especial, que ficará logo na entrada do Parque Municipal Jayme Ferragut. No local, os visitantes poderão saber mais sobre o que já foi feito dentro do projeto de implementação do SIM Vinhedo Digital, incluindo a abrangência dos 40 quilômetros de cabeamento óptico, das antenas de transmissão de sinal via rádio, funcionalidades do Cadastro Técnico Municipal, que é um banco de dados que unifica as informações relacionadas aos munícipes e que é utilizado pelos gestores públicos para elaboração de ações e políticas públicas; e os pontos nos quais estarão disponíveis, em breve, o acesso à internet banda larga gratuita. “Ainda no stand do SIM Vinhedo Digital, os visitantes poderão ver as soluções que se tornarão possíveis com a viabilização desta iniciativa no município, seus benefícios nos serviços públicos prestados e como proporcionará a melhora na qualidade do atendimento nos órgãos municipais, estaduais e federais”, explicou o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
No espaço do projeto, logo na entrada do Parque, também será possível participar de uma experiência interativa por meio da iniciativa, com o uso de videofone; verificar na prática como o SIM Vinhedo Digital contribuirá à melhora no atendimento prestado à população, tendo como exemplo o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), com autenticação dos usuários, prontuário único dos atendimentos, etc.; e poderão conferir como o uso da internet pode transformar qualquer residência em uma casa inteligente, com base nas facilidades que serão proporcionadas por meio desta iniciativa inovadora.
Aproveitando um dos benefícios deste projeto, a Prefeitura de Vinhedo ainda disponibilizará em todo o recinto do Parque Municipal Jayme Ferragut acesso gratuito à internet aos visitantes, que poderão acessar rede por meio do sinal que será disponibilizado pelo SIM Vinhedo Digital. “Com isso, os moradores e turistas poderão desfrutar de um dos serviços possíveis com o SIM Vinhedo Digital, a internet gratuita, e aproveitar para se manter conectado à grande rede. Com certeza muitas pessoas aproveitarão este recurso para manter seus amigos e familiares atualizados quanto ao que acontece nas festividades nas redes sociais”, brincou o prefeito Milton Serafim.
Projeto pioneiro
Na elaboração do projeto SIM Vinhedo Digital, a Prefeitura de Vinhedo – em parceria com doutores e acadêmicos da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – realizou um trabalho focado no planejamento, no levantamento de necessidades de atendimento à população e de acordo com o trabalho desempenhado nas repartições públicas.
Para fazê-lo, realizou um diagnóstico aprofundado dos requisitos junto a 118 servidores, trabalhando com o detalhamento de mais de 18 mil tipos de informação, para definir a elaboração do projeto e as estratégias de implementação da rede tecnológica de informações. Este trabalho, inclusive, foi indispensável à formação de um banco de dados unificado, que reunirá todas as informações inerentes aos cidadãos em um Cadastro Técnico Municipal (CTM), que será fomentado e utilizado em todas as áreas públicas que prestam atendimento à população. “Unificando as informações dos moradores, identificando-os com um registro único, será possível agilizar seu processo de atendimento nos órgãos municipais e também conhecer mais quais são suas necessidades, colaborando ao aprimoramento e à criação de mais serviços focados em suas demandas reais. Isso, sem dúvida, será indispensável à gestão governamental, pois com informações atualizadas e reais podemos aliar a tecnologia à tomada de decisões que beneficiarão efetivamente à população”, comentou o prefeito Milton Serafim.
Em termos de infraestrutura, para viabilização do projeto na cidade, a Prefeitura de Vinhedo investiu mais de R$ 3 milhões na instalação de mais de 40 quilômetros de cabeamento óptico, que foram divididos em três regiões na cidade, abrangendo cerca de 70% do município. Também fez a instalação de antenas de transmissão de sinal via rádio, a fim de intensificar a distribuição do sinal de internet à cidade. “Em termos de abrangência e dimensão, o projeto pode ser considerado pioneiro na região e no Brasil. Além de ampliar o leque de serviços e atendimentos ofertados à população, com mais agilidade e qualidade, também será possível promover a inclusão social, uma vez que será disponibilizado sinal de acesso gratuito de internet banda larga, com velocidade de 512 kbps, aos moradores”, explicou o secretário de Governo e membro do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), José Luis Bernegossi.
Internet com acesso gratuito
Em breve, a Prefeitura de Vinhedo divulgará como os cidadãos poderão obter seu nome de usuário, sua senha de acesso e como poderão adquirir seus kits-cidadão, para utilizar gratuitamente a internet banda larga que ficará disponível no município. Para tanto, os interessados deverão procurar as Centrais SIM Vinhedo Digital – que terão unidades no Centro e na Capela – e deverão assinar um termo de responsabilidade sobre o uso do benefício. No momento, as empresas que poderão oferecer os kits são homologadas pela Prefeitura, a fim de garantir serviços de qualidade aos moradores. Os kits serão oferecidos a baixo custo.