Profissionais do Centro realizam triagem dos idosos de acordo com os requisitos de participação estabelecidos ao atendimento pelo novo programa
A Prefeitura de Vinhedo oferecerá, ainda no início de 2012, um novo serviço de proteção socioassistencial especial e focado especialmente ao público idoso, o projeto “Quero Vida”. A iniciativa é voltada ao atendimento, nos períodos da manhã e da tarde, às pessoas com mais de 60 anos que se encontram em situações de vulnerabilidade ou risco social, sobretudo às que não contam com o auxílio que precisam de seus familiares ou que não têm condições de realizar seu autocuidado diário na ausência de cuidadores. A triagem das pessoas interessadas em ingressar na nova iniciativa já é feita pelo Centro de Referência Especializado de Assistencial Social (CREAS), que funciona no Centro de Convivência (Rua Osvaldo Cruz, nº 299, Centro).
Assim que informado o interesse, a equipe do CREAS – que pertence à Secretaria de Assistência Social – agenda e faz uma entrevista domiciliar com o candidato ao serviço para conhecer de perto a sua realidade e a de sua família, a fim de identificar se o interessado à vaga se encaixa nos requisitos exigidos à participação no projeto. No processo de triagem, os profissionais do Centro avaliam os pré-requisitos estabelecidos na lista de classificação das vulnerabilidades, incluindo a situação socioeconômica do idoso, a situação socioeconômica da família cuidadora, a situação de saúde do idoso, de acordo com os critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); a situação dos cuidadores do idoso, a existência de quadro de violência contra o idoso, o tempo de residência no município da pessoa idosa, a situação de moradia do idoso e a situação socioeconômica dos filhos que não residem com o candidato à inclusão no projeto.
Segundo a secretária da pasta, Claudineia Vendemiatti Serafim, os critérios de classificação foram definidos com muito cuidado, a fim de privilegiar as pessoas com mais de 60 anos que mais precisam deste tipo de serviço. “A classificação foi organizada para considerar o candidato elegível em ordem de prioridade, contemplando o atendimento prioritário aos idosos que obtiverem maior pontuação na soma total dos pontos, que vai de meio a quatro pontos, referentes às vulnerabilidades elencadas em cada item”, explicou.
O projeto “Quero Vida” tem a previsão de funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e contará com uma equipe multidisciplinar, formada por cuidadores, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, nutricionistas, entre outros profissionais. Durante a permanência no local, os idosos receberão alimentação balanceada, cuidados com sua higiene e poderão participar de atividades e ações que promoverão a manutenção e a preservação de sua saúde física e mental. Aos que precisarem, a Prefeitura de Vinhedo também oferecerá transporte de ida e volta à residência. Ainda no projeto, os integrantes do grupo familiar do assistido também contarão com suporte integral, por meio da promoção de atividades que contribuirão para a melhora contínua da qualidade de vida do idoso e no fortalecimento dos vínculos e da vivência familiar.
Segundo a Secretaria de Assistência Social, mais de 20 pessoas já participam das entrevistas domiciliares e passarão, agora, pela verificação médica. Mais informações sobre o processo de triagem para inclusão no projeto podem ser obtidas pelos telefones (19) 3826-8759 e 3876-4796 ou pelo e-mail creas.asocial@vinhedo.sp.gov.br.
Pioneirismo
Vinhedo é a terceira cidade do Estado de São Paulo a oferecer este tipo de serviço à população idosa e que necessita de cuidados especiais em período integral, juntamente a Leme e Itú. “Esta parcela tão importante merece atenção especial e, por isso, entendemos que a oferta deste novo projeto no município beneficiará consideravelmente a melhoria da qualidade de vida dos idosos que não podem contar com o apoio de seus familiares nos períodos da manhã e da tarde”, comentou o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
Obras no prédio
Na etapa final dos serviços, o prédio que abrigará o projeto “Quero Vida” em Vinhedo fica alocado na Avenida Presidente Castelo Branco, no Jardim São Matheus, ao lado de outros três importantes serviços voltados ao atendimento da população idosa: a sede do Serviço de Convívio e Fortalecimento de Vínculos de Idosos – Grupo Bem Viver, o Centro Aquático da Melhor Idade e do Centro Médico Dr. Manoel Matheus Netto.
A instalação continua a receber em sua área externa, logo atrás do prédio, os trabalhos que transformarão o local em um ambiente muito proveitoso e que será dedicado às atividades de lazer dos atendidos pela iniciativa. Segundo a Secretaria de Obras, no local é feita a iluminação externa e a mureta de proteção das árvores. A colocação de bancos e a viabilização do espaço dedicado à caminhada, embaixo do arvoredo existente no local, também estão entre os serviços.