A bancada portátil vem para modernizar o processo de aferição, além, de proporcionar melhores condições aos funcionários que realizam o serviço
Com o objetivo de modernizar o sistema de aferição dos hidrômetros a Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo), autarquia responsável pelos serviços de água e esgoto, investiu na compra de uma nova bancada portátil, modelo Hidrotest V4. O equipamento chegou na última terça-feira, 20, no setor de obras e manutenção, para uso do departamento de hidrometria.
De acordo com o superintendente da Sanebavi Odair Seraphim (Canjica), ele será utilizado para a verificação do possível erro relativo apresentado pelo hidrômetro em campo, atendendo a dúvidas e reclamações por parte dos usuários, com rapidez e confiabilidade dos resultados. “O funcionamento é simples: internamente ele possui um hidrômetro volumétrico, que tecnicamente representa uma precisão de volume maior dos que os utilizados em campo. No teste é feita uma ‘comparação’ entre a medição dos dois volumes medidos, o da classe C do equipamento e o do usuário que esta em teste, sendo que o resultado final não pode representar um erro superior a 5% nas faixas normais de medição e 10% na faixa mínima”, explica Canjica.
O novo equipamento conta com avanços de informática em que dados como número do hidrômetro e do usuário, além dos resultados dos testes são armazenados e transferidos diretamente para o computador, proporcionando a melhoria dos trabalhos prestados.
A utilização do equipamento é realizada em campo para sanar qualquer dúvida quanto à regularidade de marcação do hidrômetro. “Os hidrômetros adquiridos pela Sanebavi passam por um processo de validação ainda na fábrica que admite um erro máximo de 2% e atendem as normas e padrões de fabricação e testes do INMETRO e Ipem”, disse Canjica