Condevi foi criado para que a sociedade tenha a oportunidade de participar de decisões importantes para projetar o futuro de Vinhedo
O prefeito Milton Serafim deu posse na noite de quinta-feira, dia 10, aos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Vinhedo – Condevi. A solenidade foi realizada no Ceprovi e contou com a presença dos secretários municipais, do presidente do legislativo, Adriano Corazzari, e dos vereadores Rubens Nunes, Donizete Lopes, Marcio Melle, Ana Genezini, Marta Leão, Carlinhos Paffaro, Izael Viel. O conselho será presidido pelo prefeito e integrado por 15 secretários municipais e 30 membros da sociedade civil (15 titulares e 15 suplentes), pelo mandato de dois anos.
Durante o seu discurso, o prefeito Milton Serafim agradeceu o grupo da sociedade civil por ter aceitado participar do conselho. “Todas as pessoas convidadas, de diversos segmentos da sociedade, aceitaram fazer parte do Condevi. Estou aqui hoje para dar posse ao conselho e a devida incumbência que ele terá na nossa sociedade. O conselho foi criado para termos em Vinhedo uma nova forma der administrar e projetar o futuro do município, discutindo projetos com a nossa sociedade. Quero que este conselho atue no desenvolvimento do município, que a sociedade tenha a responsabilidade e a oportunidade de discutir ações com o poder executivo”, ressaltou o chefe do executivo municipal.
A finalidade do Conselho, criado pela Lei Municipal 3.311, é assistir ao prefeito na formulação de políticas e diretrizes específicas, voltadas ao desenvolvimento econômico e social, produzindo indicações normativas, propostas políticas e acordos de procedimentos, e apreciar propostas de políticas públicas e de reformas estruturais e de desenvolvimento econômico e social, com vistas na articulação das relações de governo com representantes da sociedade civil organizada.
O Condevi contará com um Comitê Gestor, com a finalidade de aperfeiçoar seu assessoramento ao prefeito e debater a participação do Conselho na dinâmica da governança do processo de desenvolvimento do município. Segundo o prefeito, o comitê gestor terá três representantes da Prefeitura e três da sociedade civil que trabalharão como um elo entre o conselho e a sociedade. “As reivindicações da sociedade devem ser trazidas ao conselho. Quando colocamos assuntos em ampla discussão a população passa a ter consciência de como o município se desenvolve. Estou no meu terceiro mandato e minha experiência política me mostrou que a manifestação e a participação popular tornam as decisões técnicas mais humanas para a democratização de uma administração pública. A decisão final ficará com o executivo, mas quando determinado assunto já for discutido com a sociedade chegará com uma visão mais popular e com menos erros para o desenvolvimento do município”, concluiu.
O presidente do Legislativo, Adriano Corazzari, destacou em seu discurso a importância da criação deste conselho para o desenvolvimento do município. “A criação do Condevi é inédita no Brasil, no meu conhecimento, e terá um papel fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas e diretrizes em prol das necessidades da sociedade. Parabenizo o prefeito Milton Serafim pela atitude de coragem de dar à população a oportunidade de sugerir ações em nossa cidade. A melhor maneira de democracia é contar com a participação popular”, disse o presidente da Câmara Municipal.
O Conselho será integrado ainda pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Urbano e de Governança e pela Comissão de Desenvolvimento Social.
Membro do Condevi, padre Marcos Adriano Paulino, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, destacou a importância de participar do Conselho. “Recebi com muita honra o convite do prefeito para fazer parte do conselho, que será de fundamental importância porque estenderá à sociedade a discussão de projetos importantes para a nossa cidade”, comentou.
O empresário Carlos Schereck também ficou orgulhoso pelo convite. “A criação deste conselho será produtiva para Vinhedo. É uma atitude inedita que deveria servir de exemplo para outras cidades brasileiras. Fazendo parte deste conselho terei a oportunidade de ajudar com minhas ideias e experiências”, disse o empresário.
Presidente da Avivi – Associação dos Vitivinicultores de Vinhedo, Adilson Amatto, também considera extremamente importante para a sociedade a criação do Condevi. “A Prefeitura está dando valor para setores importante da nossa sociedade. Nunca estes setores tiveram uma abertura tão grande para diálogo como está ocorrendo agora”, destacou o produtor rural.
Membros do Condevi
– Representantes do Poder Público
Secretário de Governo: José Luis Bernegossi
Secretária da Fazenda: Deise de Menezes Gomes Serafim
Secretário de Administração: José Pedro Cahum
Secretário de Planejamento e Meio Ambiente: Cássio José Capovilla
Secretário de Obras: Augusto Vitório Braccialli
Secretário de Serviços Municipais: Arthur Biancalana Neto
Secretário dos Negócios Jurídicos: Elvis Olivio Tomé
Secretário de Indústria, Comércio e Agricultura: Milton Valentim Pinhata
Secretário de Transporte e Segurança: Antonio Luiz Falsarella
Secretário de Esportes e Lazer: Gustavo Zampieri Silva
Secretário de Educação: Jaime César Cruz
Secretária da Saúde: Nádia Cibele Capovilla
Secretária de Promoção e Assistência Social: Claudinéia Vendemiatti Serafim
Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano: Márcio César Campos
Secretário de Cultura e Turismo: Paulo Eduardo de Mattos
– Representantes da Sociedade Civil e respectivos suplentes
Titular: Carlos Rolf Schereck
Suplente: João Candido dos Santos
Titular: José Alonso Kafer
Suplente: Eliomar Reis Oliveira
Titular: Luiz Ramos da Silva
Suplente: Ana Lúcia Falsarella Testolini
Titular: Padre Marcos Adriano Paulino
Suplente: Padre Clodoaldo Rogério Verdin
Titular: Jorge Luiz Di Chiacchio
Suplente: Luis Cesar Gonçalves Franco
Titular: Wilson Lourival Ferragut
Suplente: Osmar Bernardes
Titular: Patrícia Zampieri Silva
Suplente: Roberto Aparecido Gadioli
Titular: Adilson Amatto
Suplente: Altir Rosa Antoninho
Titular: Gláucio Morente Ruiz
Suplente: José Francisco Beltramin
Titular: Valmir Sebastião Gallo
Suplente: Itagiba Pazim Júnior
Titular: Marcio Roberto Polo
Suplente: Ubiratã Ramalho Ferreira
Titular: João Marcos Lucas
Suplente: Antonio Carlos de Souza
Titular: Dario Pacheco de Morais
Suplente: Hermas Caixeta Barbosa
Titular: Edson Ferreira
Suplente: Neje Bitar
Titular: Antonio Hugo Teixeira
Suplente: Luiz Roberto Bonásio