O município chega à marca de 100% de esgoto coletado tratado
Preservar o meio ambiente e garantir a qualidade de vida da população são objetivos já alcançados com a nova ETE Capivari (Estação de Tratamento de Esgoto – Capivari), localizada no Distrito Industrial. Ela opera em fase final de testes e será inaugurada oficialmente no próximo sábado, dia 1.
De acordo com o superintendente da Sanebavi – Saneamento Básico Vinhedo -, Odair Seraphim (Canjica), a estação foi projetada inicialmente para contemplar 20.600 pessoas. “No primeiro momento operamos atendendo toda a região da Capela. Após o término da implantação de rede de esgoto, também serão beneficiados os Condomínios Marambaia, São Joaquim, Sol Vinhedo e o Distrito Industrial”, disse Canjica.
O município de Vinhedo conta com três estações de tratamento de esgoto: a ETE Capivari que será responsável pelo tratamento de 40% do esgoto, a ETE Pinheirinho, localizada no bairro São Thomé, responsável pelo tratamento de quase 60% e a ETE Hípica Santa Cândida que trata o esgoto gerado no Condomínio Hípica II. Com essa nova estação, Vinhedo chega à marca de 100% de tratamento de todo esgoto coletado, meta alcançada por poucos municípios da região.
No mês de agosto em operação de testes a nova estação tratou 66.131m³ de efluente bruto e gerou 130 toneladas de lodo biológico.
A Estação de Tratamento de Esgoto
A ETE é a unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que através de processos físicos, químicos e biológicos removem as cargas poluentes do esgoto devolvendo ao ambiente, no caso o Rio Capivari, o produto final – efluente tratado – em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental. “A ETE Capivari conta com equipamentos de alta tecnologia que são responsáveis pelo tratamento com o método de sistema de lodo ativado por aeração prolongada, que consiste no tratamento mais indicado”, conta Canjica.
Beneficiados
Os beneficiados com a obra serão todos os bairros localizados na bacia do Rio Capivari, além das cidades vizinhas que recebem o Rio mais limpo, como por exemplo, o município de Valinhos.
Meio Ambiente
Valorizando a preservação do meio ambiente, a Sanebavi mantém e cuida da Área de Proteção Permanente (APP), localizada no interior da ETE Capivari. Incluindo o lago que contribuiu com a qualidade do local.
A autarquia também preparou uma sala de aula dentro da estação que receberá alunos e visitantes para palestras que visam à educação ambiental, ou seja, a conscientização da importância dos tratamentos de água e esgoto. Além, de informações sobre os mananciais, captações de água e etapas dos processos de tratamento. “Nossa ideia é ir além do tratamento em si, por isso preparamos um local apropriado para receber as pessoas para troca de conhecimentos”, disse Canjica.