Prefeito Milton Serafim apresentou como a ferramenta tecnológica contribui à resolução de ocorrências na cidade
Na tarde desta terça-feira, 21 de junho, o comandante do 35° Batalhão da Polícia Militar de Campinas, tenente coronel Wagner Benedito Lopes Telles, esteve em Vinhedo acompanhado do prefeito Milton Serafim para conhecer as funcionalidades e objetivos do recém-adquirido sistema de monitoramento, instalado na cidade e que integra a Central de Inteligência, Comunicação e Monitoramento (CICOM) da Prefeitura.
Alocado na sede da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, o equipamento contempla 24 câmeras instaladas nos pontos de entrada e de saída do município, que ajudam a armazenar os dados dos veículos que transitam na cidade e permite realizar pesquisas dos indicados como suspeitos por meio de placas, adesivos ou frases colocadas no vidro. “Se houver algum veículo cadastrado como suspeito no sistema e que passe por algum ponto no qual haja uma câmera ligada ao software, é emitido um som de alerta no CICOM. Neste caso, os operadores podem acionar as forças de segurança de Vinhedo imediatamente para verificação da ocorrência”, comentou o prefeito Milton Serafim.
Durante a visita, o prefeito ainda explicou ao comandante e aos demais policiais militares que integraram a visita os meios mais avançados de análise do cenário de ocorrências da cidade, demonstrando que as ações de segurança de Vinhedo foram beneficiadas com o uso do sistema. “Este recurso é poderoso e a cada dia que passa temos a certeza do quanto ele nos ajuda a levar mais qualidade de vida e bem-estar à população. Não medimos esforços e investimentos na área de segurança, pois queremos inibir eficazmente a criminalidade aqui na cidade”, disse Milton Serafim.
Ainda no encontro, o secretário de Transportes e Segurança da cidade, Toninho Falsarella, também ressaltou outros benefícios proporcionados pelo uso da nova ferramenta e como é possível realizar e planejar ações preventivas em cooperação com as polícias militar e civil da cidade. “As possibilidades são muitas e temos aproveitado tudo o que o sistema proporciona, visando oferecer sempre mais segurança para todos os moradores de Vinhedo”, enfatizou.
Investimentos na área
Além da adoção desta nova ferramenta tecnológica, a Prefeitura investe na compra de outros equipamentos importantes para o trabalho realizado pela equipe da Guarda Civil Municipal. Exemplos recentes destes recursos são a aquisição de novas pistolas semiautomáticas, espingardas calibre 12 e também armas de emprego não letal, como o jato de gengibre, utilizado pela corporação desde janeiro de 2011.
Para utilização destes equipamentos e exercício de novas práticas de segurança, os integrantes da Guarda passam por constantes capacitações e treinamentos, visando incentivar o desenvolvimento profissional do grupo e, consequentemente, contribuir ao trabalho realizado pela equipe no município.