Moradores do bairro ganharam nova praça com equipamentos de ginástica
Dentro da programação em comemoração ao aniversário de Vinhedo, o prefeito Milton Serafim inaugurou no sábado, dia 9, o Centro Cultural da Vila João XXIII e o Telecentro Comunitário, que funcionarão na rua Papa Pio XII, em frente à escola municipal Ricardo Junco.
O evento, marcado por dança, música e atividades apresentadas pelos alunos do projeto oficinas culturais, contou com a presença de moradores da região, da primeira-dama Neusa Serafim, do vice-prefeito e secretário da educação, Jaime Cruz, do secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos, demais secretários municipais, do presidente do Legislativo, Adriano Corazzari e dos vereadores Marta Leão, Ana Genezini, Izael Viel, Donizete Lopes, Junior Venideatti, Rubens Nunes e Marcio Melle.
Em seu discurso, o prefeito Milton Serafim destacou a importância da descentralização dos Centros Culturais para oferecer atividades culturais e artísticas gratuitas em diversos bairros ao maior número de pessoas possível, independente da idade. “Há alguns meses a população desta região nem imaginava que neste local seria construído um novo Centro Cultural. Aqui antigamente funcionava o canil municipal e uma praça estava ‘detonada’, os moradores reclamavam muito. Por isso investimos na construção de uma escola cultural, extremamente importante para a comunidade. A verba gasta pela Prefeitura para a realização de obras e melhorias é dinheiro do povo e por isso peço que vocês me ajudem a cuidar. Quero ver a alegria no rosto deste povo, da dona de casa, do idoso, das crianças, porque foi com muito carinho que fizemos este local, para melhorar a qualidade de vida de vocês, povo vinhedense. É com emoção que trabalho para construir uma cidade melhor”, declarou o prefeito Milton Serafim.
“A região dos Sete Bairros estava carente de atividades culturais. Serão oferecidos diversos cursos, todos gratuitamente, já o Telecentro será importante para dar início à formação das crianças na informática. A entrega deste prédio nos dá a sensação de missão cumprida”, declarou o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos.
O presidente do legislativo, Adriano Corazzari, destacou em seu discurso os investimentos realizados pela atual administração na região da Vila João XXIII. “Fazendo um balanço dos últimos anos lembrei quanto tempo a região da Vila João XXIII não recebia investimentos. Muito está sendo feito pela atual administração, como a troca de rede de água que reduz perdas e garante qualidade; melhorias nas unidades de ensino; reforma do centro esportivo da Vila João XXIII, todos serviços executados com qualidade e agora o bairro recebe o Centro Cultural, o Telecentro Comunitário e novas praças. Fico feliz porque estes investimentos mostram que estamos no caminho certo “, declarou Corazzari.
O novo Centro Cultural terá quatro salas e oferecerá gratuitamente cursos de musicalização infantil, trompete, balé, jazz, pintura a óleo, teatro, hip hop, dança de salão, desenho artístico, dança do ventre, violão, patchwork, técnica vocal e coral juvenil. Serão 315 vagas oferecidas dentro do projeto oficinas culturais coordenada pela Secretaria de Cultura e Turismo, em diversos horários, nos períodos da manhã, tarde e a noite.
O Centro Cultural da Vila terá vestiários, banheiros adaptados masculino e feminino. No local também funcionará o Telecentro Comunitário, com objetivo de promover o desenvolvimento social e econômico da comunidade por meio da inclusão digital.
O casal Maria Aparecida Araujo Silva e Moacir Silva aprovou a construção do novo Centro Cultural na Vila João XXIII. “É interessante pela proximidade, vamos verificar os cursos que estarão disponíveis para participarmos”, declarou o casal, que há 40 anos mora no bairro.
Hoje a Prefeitura já oferece mais de 20 cursos gratuitos no Centro Cultural da região central e no da Capela, beneficiando mais de 2.500 alunos.
Telecentro Comunitário
No mesmo prédio do Centro Cultural da Vila João XXIII funcionará o Telecentro Comunitário, com a disponibilização de sala de informática ao público.
O novo espaço informatizado, que será coordenado pela Secretaria de Educação, também poderá ser utilizado para realização de capacitação, oficinas e atividades socioculturais da Prefeitura. A sala comunitária ainda contará com um coordenador e monitores para atendimento da população.
O Telecentro terá cerca de dez computadores, impressora, data show e sala adaptada à realização de atividades educativas. O horário de funcionamento será divulgado em breve pela Secretaria da Educação.
O Telecentro Comunitário foi construído por meio de parceria firmada entre a Prefeitura e o Ministério das Comunicações, no qual a municipalidade ficou responsável por oferecer toda a estrutura requisitada ao programa e o Ministério os equipamentos eletrônicos. “Por meio desta parceria com o Governo Federal ofereceremos aos moradores de Vinhedo um espaço público renovado, com computadores conectados à internet e próprios à realização de pesquisas, consultas e atividades educativas, sobretudo para a divulgação e para o compartilhamento do conhecimento”, disse o prefeito.
Praça reformada
Desde sábado os moradores da Vila também estão desfrutando da praça localizada ao lado do novo Centro Cultural. O local foi amplamente reformado pela Prefeitura, ganhou nova iluminação, novo piso, jardim e bancos. No local foi colocado grama sintética com aparelhos de ginástica para incentivar a prática esportiva e parquinho para lazer das crianças.
No entorno da praça a Prefeitura construiu calçada para proporcionar acessibilidade a todos.
Dona Tereza Arruda, moradora da Vila Pompéia, aprovou a reforma da praça. “Este local estava ‘largado’, mas com a reforma ficou ótimo, com espaço para as crianças brincarem e para os idosos fazerem atividades físicas. Podemos utilizar os equipamentos de ginástica, de manhã, à tarde, e isso é ótimo”, declarou a moradora do bairro de 59 anos.