13 SET 2018
PREFEITURA
Decreto cria Operação estiagem para enfrentamento da escassez hídrica em Vinhedo

Medida vale por 120 dias; uso racional da água é fundamental para garantir o fornecimento de água para toda a cidade neste período

Foi publicado no Boletim Municipal desta quinta-feira, 13, o Decreto n° 218 que cria a Operação Estiagem 2018 em decorrência do período sem chuvas e da escassez hídrica que vem atingindo todo o Estado de São Paulo. O decreto tem validade de 120 dias, podendo ser prorrogado por igual período, caso seja necessário.

Para garantir o abastecimento para todo o município nesse período crítico é fundamental que a população utilize a água racionalmente. Durante a vigência do decreto está proibido utilizar água para molhar gramas ou jardins, manter abertas torneiras e mangueiras, lavar calçadas, ruas, varandas, pátios ou quintais e veículos. Os estabelecimentos lava-jatos deverão possuir sistema que reduza o consumo de água tratada ou que permita a reutilização.

A medida não se aplica, por exemplo, para as obras de construção ou reforma de imóveis, calçamentos ou passeios públicos, lavagens de veículos com produto específico de lavagem a seco e a utilização de água de reuso, balde e pano para limpeza de quintais, ou balde e regador para molhar gramados e jardins.

Em caso de descumprimento o usuário será advertido por escrito e em caso de reincidência poderá ser multado de uma a três vezes o valor do preço público de ligação de água vigente.

A prefeitura de Vinhedo, por intermédio da autarquia Sanebavi, também poderá requisitar administrativamente os recursos hídricos particulares e imóveis que possuam em seus limites lagos, nascentes e outras formações aquíferas para atender as necessidades de abastecimento do município.

Uso racional de água

Nesse período crítico que vive toda a região, a orientação é para que todos utilizem a água apenas para as necessidades básicas (higiene pessoal, preparo de comida, lavagem de roupas e utensílios). Ações simples, adotadas no dia a dia contribuem para o uso racional da água:

– Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba. A economia pode chegar a 80 litros.

– Tome banho rápidos de até cinco minutos

– Não utilize a descarga sem necessidade. São consumidos de seis a dez litros de água quando a descarga é acionada por 6 segundos.

– Só ligue a máquina de lavar louça ou roupa quando for usar toda a capacidade dela

– Feche a torneira enquanto esfrega a roupa no tanque

– Hidrômetro girando sem consumo de água é indício de vazamento

– Reutilize a água sempre que possível