28 MAI 2010
PREFEITO
?Lar da Caridade? recebe a visita do Prefeito Milton Serafim e primeira-dama

Instituição, que já completou 40 anos de serviços prestados à terceira idade em Vinhedo, é uma das conveniadas com a Prefeitura no

Programa ‘Selando Parcerias’

Próxima a completar 100 anos, dona Angelina Bueno só tem razões para comemorar. Junto com mais 49 idosos ela faz parte dos assistidos pelo Lar da Caridade de Vinhedo, a instituição assistencial mais antiga da cidade.

“Aqui no Lar da Caridade sou tão feliz que não quero morrer nunca. Tenho amigas e amigos, participo dos bailes, das missas, eu adoro este lugar”, afirma Angelina, de 98 anos.

O Lar da Caridade é uma instituição de longa permanência para idosos e faz parte das 9 entidades contempladas no programa ‘Selando parcerias’, por meio do qual a Prefeitura repassa quase R$3 milhões a instituições da cidade. Nesta quarta-feira (26) o prefeito Milton Serafim, acompanhado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Neusa Serafim, pelo vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz, a secretária de Promoção e Assistência Social, Claudinéia Vendemiatti Serafim, e demais secretários municipais, fizeram uma visita à entidade. Representando o Poder Legislativo esteve o vereador Donizete Lopes, Marcio Melle e Donizete Lopes.

O prefeito Milton Serafim enalteceu o trabalho da instituição e frisou que o Poder Executivo é parceiro e quer apoiar as entidades. “Meu governo prioriza muito a questão social pois investir neste segmento é a maior obra que podemos fazer pelo bem da população. Percebemos que os profissionais que trabalham e vivem o dia-a-dia nas entidades são as pessoas mais bem preparadas para administrar as verbas, e é isso que queremos com o Programa Selando Parcerias. Na marcha dos prefeitos, em Brasília, ouvi as propostas dos três candidatos à Presidência da República e a promoção social é um dos principais pontos que eles pretendem trabalhar. Fiquei feliz e vi que mais uma vez Vinhedo se antecipou pois já estamos preocupados em destinar recursos para a área social desde o início do governo. Já ajudamos 11 projetos, mas para o ano que vem queremos ter 20 até 30 na nossa lista. No futuro confirmaremos que nossa iniciativa valeu à pena e, para isso, também queremos contar com o envolvimento da população pois só desta forma construiremos uma cidade melhor”, afirmou Milton Serafim.

Repasse

Para o Lar da Caridade a Prefeitura repassa o valor de quase R$ 367 mil ao ano para Atendimento integral e institucional para idosos de ambos os sexos. O Lar da Caridade está com 50 assistidos que contam com atendimentos como moradia, vestuário e lavanderia, terapia ocupacional, fisioterapia, educação física e apoio psicológico, assistência nutricional e médica. Cada idoso custa mensalmente em média 3,5 salários mínimos por mês à instituição.

O repasse faz parte do cumprimento do item do plano de governo do prefeito Milton Serafim que propõe um aumento às ações ligadas à assistência e promoção social da cidade.

O presidente da instituição, Helder Bravi, agradeceu o convênio firmado com a Prefeitura e especialmente o apoio dado pelo prefeito Milton Serafim.

” Esta ajuda é muito importante e gostaria de agradecer a presença de todos. Acredito que um homem público tem que agir desta forma, vindo até a entidade e conferindo como o dinheiro está sendo investido. O Milton sempre nos socorreu quando precisamos e nossa casa está aberta para todos que quiserem conhecê-la pois nossos idosos querem este contato com a sociedade”, comentou.

“Nossa luta é constante pois o trabalho funciona 24 horas e nos empenhamos muito para manter a qualidade de atendimento”, completou a coordenadora Rachel Von Zuben de Oliveira Campos.

A secretária de Promoção e Assistência Social, Claudinéia Vendemiatti, elogiou o trabalho dos funcionários da entidade e reforçou a seriedade do mesmo. “Os funcionários desta casa trabalham com muita responsabilidade e entusiasmo, e estamos muito satisfeitos em selar esta parceria, pois vemos como o atendimento é bem feito aqui. O serviço só melhora e através de iniciativas como esta que vemos a cidade caminhar para melhor. O que o prefeito Milton Serafim quer é devolver em ações como estas o que a população contribui por meio de impostos”, salientou Néia.

‘Selando parcerias’

O projeto do Lar da Caridade faz parte do programa ‘Selando Parcerias’ por meio do qual a Prefeitura repassa cerca de R$ 3 milhões a título de subvenção. O prefeito Milton Serafim ampliou de R$ 1,4 milhão (2009) para R$ 3 milhões (2010) o repasse às entidades assistenciais, ou seja, dobrou o valor.

As entidades e os projetos assistenciais subsidiados pela Prefeitura foram selecionados no final de 2009 pela Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social após o lançamento de um Edital em que as instituições apresentaram formalmente à Prefeitura a intenção em receber subvenção e em quais projetos iriam atuar.

Como ajudar

Além da verba repassada pela Prefeitura, o Lar da Caridade conta com doações feitas por empresas e voluntários e também por meio de campanhas para angariar fundos e custear o trabalho desenvolvido com os assistidos. Para se tornar um voluntário, colaborar e agendar um horário para conhecer a instituição, basta ligar para 3876-1361. A entidade fica à Avenida Nossa Senhora das Graças, 145. Vila Cascais