10 MAI 2010
PREFEITO
Inscrições para curso técnico gratuito de Turismo Receptivo vão até a próxima sexta-feira

Inscrições estão abertas e vão até o dia 21 de maio. Exame acontece no dia 13 de junho

A Prefeitura de Vinhedo apóia o Governo do Estado de São Paulo na divulgação do curso técnico gratuito de Turismo Receptivo em Vinhedo no segundo semestre de 2010, como uma extensão da ETEC Benedito Storani (ETEC) em Jundiaí, administrado pelo Centro Paula Souza.

O curso, que já está com inscrições abertas, será ministrado na Escola Estadual Professor Israel Schoba, no período da tarde. O prefeito Milton Serafim, acompanhado do secretário de Governo, José Luis Bernegossi, recebeu os representantes da Escola Técnica Estadual Benedito Storani na manhã desta quinta-feira (6) para acertar os últimos detalhes da divulgação. De acordo com o prefeito Milton Serafim, este é o primeiro de muitos cursos que virão para Vinhedo. “Os cursos técnicos são uma tendência atual pois o mercado carece de profissionais especializados na prática do dia-a-dia. O turismo tem crescido muito em Vinhedo e em toda a nossa região, por isso a importância de termos mão-de-obra qualificada para receber os turistas. Este é o primeiro de muitos cursos que pretendemos trazer para Vinhedo por meio de parcerias”, afirmou o prefeito.

O diretor da Escola Benedito Storani, professor Eduardo Alvarez, acredita que este o curso é primeiro passo para a consolidação da vinda de uma ETEC para o município. “A parceria com a Prefeitura é fundamental para garantir o sucesso da implantação de qualquer curso técnico”, frisou.

O secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos, conta que a criação do curso foi motivada por uma demanda do departamento de Turismo. “Sentimos necessidade de mais profissionais de turismo na secretaria para desenvolver os nossos receptivos turísticos, por isso a princípio fizemos um contato com o Centro Paula Souza à procura de estagiários. Esse fato acabou motivando o Centro a criar este curso em Vinhedo, que não contava com nenhuma formação disponível neste segmento. Recebemos outras propostas, mas a que melhor atendeu nossa necessidade foi a do Centro Paula Souza”, afirmou o secretário.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de maio até 15h apenas pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. O vestibulinho da ETEC para o curso técnico em Turismo Receptivo acontece no dia 13 de maio. O Manual do Candidato também está disponível para download neste site. O candidato precisa preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 20, em dinheiro, em qualquer agência bancária.

Mais informações pelo site Central de informações ao candidato: 0800.772.2829

Técnico em Turismo Receptivo

Formar profissionais para receber e acolher turistas em agências de turismo, meios de hospedagem, restaurantes e empresas organizadores de eventos.

Organiza roteiros históricos, culturais e educativos, bem como as atividades inerentes a arte da hospitalidade, prestando informações, assistência e orientação técnica ao turista.

Mercado de trabalho: hotéis, restaurantes, bares, buffets, agências de viagem, operadoras turísticas, aeroportos, postos de informações turísticas, parques, camping e eventos.

(Fonte: Etec)

O curso

O curso é composto de três módulos, com duração de 1 ano e meio, com aulas regulares de segunda a sexta-feira, no período da tarde e ocorrerá na EE Prof. Israel Schoba, localizado na Rua Guido Cinci, 310 no Jardim São Mateus em Vinhedo.

Quem pode participar

O candidato que quiser se inscrever precisa estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio ou já ter concluído esse ciclo. Quem já concluiu ou está cursando o ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja – deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração de que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim ou certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas, ou no mínimo quatro certificados de eliminação de disciplina.