05 MAR 2010
PREFEITO
Prefeito e secretários prestigiam sessão solene em apoio à Campanha da Fraternidade 2010

O prefeito Milton Serafim e demais secretários municipais prestigiaram na noite de ontem (3) a 3ª Sessão Solene da 15ª Legislatura da Câmara de Vinhedo da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) 2010, que este ano aborda o tema “Economia e vida”- Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro (Mt. 6,24).

Estiveram presentes autoridades religiosas como o arcebispo metropolitano de Campinas, Dom Bruno Gamberini, o coordenador arquidiocesano da Campanha da Fraternidade, diácono João Vicente, e os párocos Clodoaldo Rogério Verdin, da Paróquia de Santa’A’nna, José Carlos Lima, da Paróquia São Sebastião, e Marcos Paulino, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Representando o Poder Legislativo, compareceram o presidente da Câmara de Vinhedo, Geraldo Rodrigues Fróis (Cidinho), que presidiu a sessão, e os vereadores Ana Genezini, Márcio Melle, Adriano Corazzari, Donizete Lopes, Rubens Nunes, Marta Leão, Junior Vendemiatti e Carlinhos Páffaro.

O prefeito Milton Serafim destacou a importância dos temas trabalhados pela campanha em 2010 e a necessidade de um debate social sobre os assuntos. “A igreja tem um papel fundamental na sociedade, e é importante que como cidadãos façamos uma reflexão sobre os temas propostos pela Instituição. Como administração pública, procuramos voltar nossos olhares para a solidariedade junto com os vereadores do município. Em Vinhedo tivemos uma atitude ousada que foi dobrar o valor repassado a entidades da nossa cidade, que passou R$ 1,4 para 3 milhões, e digo que fomos ousados pois muitas pessoas tem uma cultura de esperar do Poder Público apenas obras visíveis, construídas com tijolos, e no caso das entidades é algo muito maior do que isto, pois o repasse é uma forma de descentralizar o poder e trabalhar em prol da população que mais precisa. Agradeço a presença do Dom Bruno e do diácono João Vicente além dos párocos da nossa cidade e coloco a administração pública estamos à disposição apoiando esta campanha”, afirmou o prefeito.

O presidente da Câmara, Geraldo Fróis, ressaltou o trabalho da Campanha da Fraternidade ao longo dos anos, os quais “estão diretamente ligados à vida do povo, contribuindo para debater na sociedade questões de suma importância, como este ano que discute maneiras de promover uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura de paz, a partir do esforço conjunto das igrejas cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão”.

O arcebispo metropolitano Dom Bruno enfatizou que o tema da campanha deve promover uma reflexão sobre o valor do dinheiro na sociedade atual. “Quando servimos somente ao dinheiro perde-se a dimensão humana. Deus está acima de tudo. O prefeito estava me contando sobre a Festa da Uva, que foi um exemplo positivo de economia solidária, pois promoveu a alegria das famílias da cidade, sem incidentes. É este tipo de objetivo que deve nortear as nossas vidas e é isso que a campanha propõe”, disse.

O diácono João Vicente frisou que a Campanha da Fraternidade vem discutir situações existenciais em meio a tantas competições e não é direcionada aos católicos, mas a todos os cristãos. “O objetivo geral da Campanha da Fraternidade é despertar em todas as pessoas de boa vontade que devemos contribuir para o bem comum, ou seja, fazer com que haja justiça social, suspensão da miséria e da fome e que todos tenham dignidade humana”, explicou João Vicente.

Campanha da Fraternidade

Após as explanações das autoridades o secretário de Governo, José Luis Bernegossi, agradeceu a presença de todos e fez uma explanação da Campanha sob a ótica das ações sociais desenvolvidas pela Prefeitura de Vinhedo. O secretário conclamou toda a sociedade na busca por iniciativas que levem ao bem comum. “O dinheiro não é ruim, desde que seja utilizado de forma correta e é isso que a administração municipal tem feito. Como o prefeito Milton Serafim já comentou, dobrar o valor repassado às entidades não foi uma atitude fácil, mas representa um divisor de águas dentro da nossa cidade em benefício das pessoas. O nome Campanha da Fraternidade significa um conjunto de esforços entre irmãos em caráter universal e neste sentido podemos fazer um paralelo com a garantia dos Direitos Humanos, pois a campanha representa um esforço de todos por um bem comum em busca de uma sociedade sem exclusão. Parabenizo o prefeito que tem como princípios a fraternidade, o progresso sadio, a qualidade de vida e a solidariedade”, afirmou. Bernegossi também alertou aos presentes sobre a necessidade de preservação do meio ambiente e valorização da água. ” Temos que tomar consciência de que a água é um bem público e é dever de todos não torná-la uma mercadoria”, finalizou.

No final dos discursos, o grupo da Campanha da Fraternidade abordou o tema da campanha com uma esquete teatral.