08 JUN 2021
TURISMO
Vinhedo recebe Flâmula Comemorativa para oficializar o projeto Expresso Vale das Frutas
Trem vai percorrer as cidades de Vinhedo, Valinhos e Louveira a partir de setembro para apresentar atrações históricas, turísticas e culturais

Vinhedo recebeu nesta segunda-feira (7) a Flâmula Comemorativa que oficializa o projeto Expresso Vale das Frutas, trem que vai percorrer as cidades de Vinhedo, Valinhos e Louveira a partir de setembro para apresentar atrações históricas, turísticas e culturais. A flâmula foi recebida pelo secretário de Cultura e Turismo de Vinhedo, Renato Romanetto, na estação ferroviária de Louveira.

“O Expresso do Vale das Frutas é uma iniciativa muito importante para Vinhedo e as cidades envolvidas por fomentar o turismo na região e estimular iniciativas de negócios, como eventos, feiras e outras ações que poderão ser desenvolvidas pelos municípios e também pela iniciativa privada. Nossa região é repleta de atrativos que merecem ser explorados”, afirmou Romanetto.

A flâmula foi entregue pelo coordenador Jurídico da Rumo Logística, Marcelo Rodrigues, pelo representante da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Maurício Polli, e pelo presidente do Vale das Frutas Convention & Visitors Bureau (VFC&VB), Leonardo Camanzi. Também participaram do evento o secretário de Cultura de Valinhos, Ricardo do Vale, o prefeito de Louveira, Estanislau Steck, e o secretário de Cultura de Louveira, Felipe Hass.

O Expresso das Frutas é um projeto do Vale das Frutas Convention & Visitors Bureau, da Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV), através da ABPF, com apoio da Rumo Logística. O roteiro do trem promove uma imersão histórica e cultural da região ao percorrer antigas estações desativadas e construções da época do Império Brasileiro. O projeto fortalece o turismo regional e o agronegócio, promovendo a gastronomia e a hotelaria das cidades.

O projeto pretende incluir atividades como maratonas fotográficas, eventos gastronômicos e hoteleiros. As primeiras viagens estão previstas para 25 e 26 de setembro, 2 e 3 de outubro deste ano e as pré-reservas podem ser feitas no link https://cutt.ly/tnELvt7.

Distrito Turístico

Vinhedo, junto com Jundiaí, Itupeva e Louveira, vai integrar o primeiro Distrito Turístico de São Paulo, após a aprovação pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) do Projeto de Lei 723/2020, que cria os distritos turísticos no Estado. Assim que o projeto for sancionado, o governo poderá criar o distrito da região, que conta com atrações como os parques Hopi Hari e Wet’n'Wild, os shoppings Outlet Premium e Serra Azul, que recebem, anualmente, cerca de 10 milhões de visitantes.

Horários previstos de saída do Expresso Vale das Frutas de cada cidade:

Saída de Louveira - Vinhedo - Valinhos - 9h às 11h

Saída de Valinhos - Vinhedo - Louveira - 12h às 14h