Com a proximidade do Dia dos Namorados e o crescimento das compras online, o Procon Vinhedo orienta os consumidores para tomar alguns cuidados antes de adquirir mercadorias através do pagamento virtual.
Segundo a diretora do Procon Vinhedo, Carolina Nader, o ideal é que antes de efetivar a compra, o consumidor faça uma pesquisa de informações e recomendações sobre o site, verifique se a empresa possui endereço físico, CNPJ, se disponibiliza telefones de contato, se está “ativa” na Receita federal, se possui muitas reclamações em plataformas como Reclame Aqui, e no próprio Procon. Além disto, é recomendável evitar finalizar compras e principalmente efetuar apagamentos através de boletos recebidos por aplicativos de mensagens, como o Whatsapp.
“Só nos primeiros quatro meses deste ano, foram registradas mais de 105 mil demandas de consumidores que tiveram problemas com compras pela internet no Estado. As reclamações de e-commerce somaram 49% das queixas na comparação com as outras modalidades de compras”, pontuou a advogada.
De janeiro a abril de 2021, o principal questionamento foi a demora ou não entrega do produto, com 18 mil queixas. Outros dos principais questionamentos foram: cobrança indevida (9.872), produtos entregues com problemas (4.587), problemas com contrato, pedido ou orçamento (4.509) e serviço não fornecido (2.750). Os dados foram extraídos do SINDEC – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, e podem ser conferidos através do link: https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/06/meio_de_consumo_internet_abr_2021.pdf
A especialista também alerta que, em relação a compras físicas, é essencial checar com antecedência a política de troca, e diferença de precificação para pagamentos à vista e de forma parcelada. “Notamos baixo índice de reclamação em relação às lojas físicas do nosso município, e dada a maior possibilidade de negociação, a facilidade de troca e até mesmo de rápida solução para eventuais problemas, prestigiar o comércio local segue sendo uma excelente opção”, conclui.