O prefeito de Vinhedo Dario Pacheco acompanhou na terça-feira (27), em Campinas, o anúncio do investimento estadual recorde de R$ 52 milhões nos institutos de pesquisa ligados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. O valor será usado na modernização das sedes e laboratórios de pesquisa para aprimorar o atendimento a demandas de inovação e pesquisa do agronegócio de São Paulo e do Brasil, como a CATI, que presta serviços em Vinhedo.
A cerimônia foi realizada na fazenda Santa Elisa do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), um dos mais tradicionais polos de pesquisa do agro na América Latina e contou com a presença do vice-governador, Rodrigo Garcia e do Secretário de Agricultura e Abastecimento Itamar Borges e também do secretário municipal de Indústria e Comércio, Tiago de Paula.
Segundo a Secretaria de Agricultura, o investimento atual configura o triplo do maior repasse estadual para pesquisa agropecuária. Em 2009, o Governo de São Paulo repassou R$ 17 milhões a seis institutos e 11 polos regionais da pasta.
O prefeito vinhedense também participou da entrega de um novo produto natural para controle de pragas na cultura da soja e espécies aprimoradas de feijão carioca e uva. “A CATI presta um relevante serviço aos agricultores em Vinhedo e com essa modernização e aporte, poderá fomentar ainda mais o trabalho junto aos vitivinicultores”, destacou dr. Dario.
De acordo com informações da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), parte do investimento vai permitir a implementação de mais de 50 soluções tecnológicas que os institutos estaduais vão entregar até o fim deste ano. O aporte também vai assegurar modernização e ampliação de imóveis, além da criação de hubs de inovação e suporte para startups com perfil para o agronegócio.