Nesta quarta-feira, 10, o Governo do Estado de São Paulo anunciou uma nova atualização com relação à quarentena e às medidas de flexibilização. No caso da região de Campinas não houve mudança. Desta forma, o Plano Vinhedo de Retomada Gradual de Atividades, definido pela Prefeitura, segue como está até o dia 28 deste mês.
“Havia uma expectativa de que a nossa região avançasse da Fase 2, a laranja, de Controle, para a Fase 3, amarela, de flexibilização, mas isso não ocorreu. Algumas regiões, inclusive, recuaram para a Fase 1, a vermelha, que é a de alerta máximo. Como já explanamos, Vinhedo tem a situação sob controle, mas nesse modelo de avaliação ficamos atrelados a outros municípios e teremos de respeitar”, declarou o prefeito Jaime Cruz.
Assim, segue liberado em Vinhedo o funcionamento do comércio (incluindo as galerias comerciais), concessionárias, imobiliárias e escritórios. A Prefeitura, incialmente, não impôs limitação de horário a esses estabelecimentos por entender que a restrição poderia provocar um maior acúmulo de pessoas.
Porém, por entendimento da Justiça, a Prefeitura teve de limitar horário de funcionamento desses estabelecimentos de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h, e aos sábados, das 9h às 13h, com limitação da lotação máxima de 20% da capacidade (a referência é o alvará).
Caso Vinhedo tivesse sido autorizada a avançar para a Fase 3, a Prefeitura estudaria autorizar o funcionamento de bares, restaurantes e similares para atendimento no local, e também de salões de beleza, com as devidas restrições, porém, pelo cronograma do Estado, isso não será permitido.
A nova fase anunciada pelo Governo do Estado irá vigorar da próxima segunda-feira, 15, até o dia 28.
Para mais informações sobre o que está autorizado a funcionar em Vinhedo, consulte o Decreto Municipal 122 (