02 DEZ 2021
TURISMO
Circuito das Frutas recebe prêmio de Melhor Região Turística do Top Destinos Turísticos 2021
Região é formada por Vinhedo, Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba e Valinhos
O Circuito das Frutas foi premiado como Melhor Região Turística pela 3ª edição do Prêmio Top Destinos Turísticos 2021. A categoria foi criada nesta edição do prêmio e estreada pelo Circuito das Frutas, formado pelos municípios de Vinhedo, Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba e Valinhos. A cerimônia de premiação aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, na terça-feira (30).

“A conquista dessa categoria é um grande passo para os municípios envolvidos, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento turístico e econômico da região. O recebimento desse prêmio e o lançamento do Distrito Turístico Serra Azul são dois marcos importantes para nós, já que reflete todo o trabalho realizado nos últimos tempos”, disse o secretário de Cultura e Turismo de Vinhedo, Renato Romanetto.

O Prêmio Top Destinos Turísticos é uma realização conjunta da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e do SKÅL Internacional São Paulo. A premiação contou com a presença do governador João Doria e do secretário de Estado de Turismo e Viagens, Vinícius Lummertz.

Turismo e economia

Além de turístico, com suas propriedades rurais abertas à visitação, oferecendo opções de compras feitas diretamente com o agricultor, o Circuito das Frutas é também muito produtivo. No ano de 2018, as dez cidades produziram mais de 200 mil toneladas de frutas por ano, o que equivale a 40% da produção nacional de frutas de mesa, para consumo direto.

O Circuito das Frutas destaca-se pela realização do turismo rural nas diversas propriedades, aproveitando o potencial de produção de frutas historicamente presente nas cidades. A região é conhecida nacionalmente pelos eventos ligados à temática das frutas, realizados anualmente, como a Festa da Uva, que destaca a produção e valoriza o produtor rural.

Segundo dados de 2017 da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Vinhedo tem 156 propriedades rurais, das quais 64 têm cultivo agrícola perene e 24 têm cultivo temporário. Desse total, a maioria, 65 propriedades, têm entre 2 e 5 hectares de área, o que caracteriza a agricultura familiar.

O dia a dia do campo, as tradições, a culinária, as frutas frescas direto do pé, atrativos cercados pela hospitalidade característica da roça, podem ser conferidos nos roteiros rurais do Circuito, que se completam com adegas de produção de vinho artesanal, alambiques e pela cultura italiana presente em todos os municípios. Causos, paisagens, sons e cheiros marcam a experiência, além da boa culinária.

Criação do Circuito das Frutas

No final da década de 90 iniciou-se uma grande articulação entre os proprietários rurais da região para encontrar uma alternativa de permanecer no campo, produzindo, mas com outras formas de geração de renda. A visitação das propriedades surgiu então como possibilidade de negócio. Além de receberem os turistas, as propriedades teriam uma nova forma de comercializar seus produtos diretamente para o consumidor.

A Associação de Turismo Rural do Circuito das Frutas foi oficialmente fundada em 10 de outubro de 2000, mas as reuniões que deram origem a ela iniciaram-se no final de 1998.

Autor: Silvana Guaiume