14 DEZ 2021
Trem iluminado de Natal passa por Vinhedo no sábado (18)
  Natal nos Trilhos – Expresso Paulista estará na cidade no sábado (18, dia em que encerra sua viagem de dez dias pelo interior de São Paulo

O trem iluminado Natal nos Trilhos – Expresso Paulista volta a circular este ano e passa pela Estação Ferroviária de Vinhedo no sábado (18), dia em que encerra sua viagem pelo interior de São Paulo. Ele sai de Campinas às 19h, passa por Valinhos e deve chegar a Vinhedo por volta das 20h, onde permanece por alguns minutos antes de partir para Louveira e concluir o trajeto em Jundiaí. O trem saiu de Santa Fé do Sul no dia 8 deste mês vai percorrer mais de 40 cidades paulistas.

O passeio teve início em 2018 e se repetiu em 2019. No ano passado precisou ser interrompido devido à pandemia e foi retomado este ano, com o trajeto ampliado, partindo de Santa Fé do Sul, na divisa com o Mato Grosso do Sul, e percorrendo também a linha entre Araraquara e Guatapará. Não há venda de ingressos para o passeio, que é apenas contemplativo.

O Natal nos Trilhos – Expresso Paulista é realizado por uma composição especial, com locomotivas e carros de passageiros iluminados com temas natalinos, que trafegam por parte da malha ferroviária paulista à noite, iluminando a linha férrea e passando por diversos municípios. O trem carrega o Papai Noel, que viaja cumprimentando o público por todos os lugares pelos quais o trem iluminado trafega.

Os cuidados para evitar contaminação e coronavírus devem ser respeitados pelos moradores que forem conferir a passagem do expresso. É preciso usar máscara, manter o distanciamento físico e ficar longe dos trilhos. O projeto é realizado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e pela empresa férrea Rumo Logística, com apoio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Autor: Silvana Guaiume