21 DEZ 2021
SANEAMENTO
Ampliação da ETE Pinheirinho: Sanebavi inicia instalação da caixa de areia
Dispositivos vão completar a segunda fase de ampliação do novo sistema, que permitirá o tratamento do dobro de efluentes
As obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pinheirinho entraram em nova etapa nesta segunda-feira (20), com o início da instalação da primeira das duas caixas de areia. A implantação dos dispositivos vai completar a segunda fase de ampliação do novo sistema, que permitirá o tratamento do dobro de efluentes, aumentando a vazão de 140 para 220 litros por segundo.

Nesta segunda fase, a Estação Pinheirinho recebeu a construção de uma elevatória, a implantação de novos sistemas de armazenamento e dosagem de soluções, instalação de sopradores por ar difuso para alimentação dos novos tanques de aeração, e agora, continua em andamento com a instalação das caixas de areia, responsáveis pela retenção de sólidos finos como areia, sementes, além de óleo e gorduras.

Atualmente, as caixas que fazem parte do processo de tratamento da estação estão deficitárias por serem muito antigas, com cerca de 20 anos, e não suportam a atual demanda do município.

“A cidade cresceu, a vazão aumentou, por isso é tão importante a instalação das novas caixas, que estão dimensionadas para atender a população atual e futura, conseguindo reter toda a areia que chega do esgoto bruto, garantindo a qualidade do nosso tratamento”, disse o diretor de Estação de Tratamento de Esgotos da Sanebavi , Foster Gomes. Segundo ele, as novas caixas vão otimizar o processo, permitindo conter até 100% da areia que chega ao sistema.

Quando a ETE Pinheirinho estiver com a ampliação finalizada, além do dobro da capacidade de tratamento, a expectativa é de que alcance uma eficiência de aproximadamente 98% de remoção da carga orgânica.  Hoje, a estação apresenta média de 90 a 95% de eficiência, índice considerado de excelência, de acordo com as exigências do decreto 8.468/1976.

A nova estrutura da ETE, segundo Foster, vai permitir que a estação mantenha a eficiência acima dos 90% mesmo em horários de pico.  “Com a estrutura atual, o tempo de retenção hídrica para o tratamento do esgoto fica baixo em horários de pico, quando a vazão é grande e os tanques trabalham no limite. É necessário um tempo de retenção nos tanques de aeração para maior eficiência no processo oxidativo da matéria orgânica e, posteriormente, um tempo adequado para estabelecer a eficiência nos decantadores para a separação do sólido e líquido. Com os novos tanques em operação, vai ser possível aumentar a duração de cada etapa, assegurando a eficiência máxima mesmo em períodos de maior carga”, disse.

Além de todas as melhorias estruturais contempladas no projeto de ampliação da ETE, a Sanebavi se antecipou e fez a compra de mais duas bombas de recirculação de lodo para suprir o aumento no recebimento bruto proveniente da ampliação que está senda realizada. Os equipamentos devem ser entregues no início do próximo ano.

“Estamos atentos ao crescimento e seguimos com a proposta de oferecer saneamento de qualidade para a população de Vinhedo. A readequação do sistema ETE Pinheirinho vai permitir que os moradores sejam atendidos com eficiência pelos próximos 10 anos. Sem contar que o investimento no tratamento de esgoto reflete em ganhos ambientais e no desenvolvimento sustentável da cidade ”, afirmou o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina.

A unidade Pinheirinho é responsável pelo tratamento de 75% do esgoto do município

Tratamento Terciário

Após a conclusão da ampliação com as melhorias no tratamento primário e secundário,  o próximo passo da autarquia será a implantação do sistema terciário da ETE Pinheirinho. Com isso, a estação vai conseguir fazer a remoção de praticamente todo o fósforo, que é um nutriente resistente às duas primeiras etapas de tratamento e que causa problemas de impacto ambiental como a eutrofização dos corpos d´água.

A eliminação do fósforo  é uma das grandes preocupações do Grupo de Atuação de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) e a Sanebavi já está se estruturando para ser uma das pioneiras na eliminação de 100% desse material poluente.

Autor: Sanebavi