15 FEV 2022
Vinhedo vacina 40% das crianças de 5 a 11 anos desde o dia 17 de janeiro
Vacinação é fundamental para proteger as crianças porque previne formas graves da doença e mortes
Vinhedo vacinou 2.615 crianças de 5 a 11 anos desde o início da vacinação contra o coronavírus, em 17 de janeiro, até esta segunda-feira (14), o que corresponde a 40% dos moradores da cidade nessa faixa etária, estimadas em 6.490 crianças. A Secretaria de Saúde explica que a procura pela vacinação infantil está abaixo do esperado. No sábado (19), haverá vacinação de crianças de 5 a 11 anos sem necessidade de agendamento, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Planalto, das 8h às 16h.

Também está disponível agendamento para vacinar esse público durante esta semana, até sexta-feira (18), em cinco UBSs. O agendamento deve ser feito no link https://agenda-vacina-vinhedo.mitraonline.com.br.

O estado de São Paulo chegou, no dia 7 deste mês, a 50% das crianças de 5 a 11 anos de idade vacinadas, de acordo com dados do Vacinômetro do governo estadual, com 2.002.162 crianças imunizadas.

O diretor de Vigilância em Saúde de Vinhedo, Joel Henrique Vieira, explicou que a vacinação é fundamental para proteger as crianças, porque previne formas graves da doença e mortes. “Vacinar as crianças interfere também na proteção indireta da população, já que aumenta a cobertura vacinal e diminui a circulação do SARS-CoV-2 e suas variantes”, afirmou.

O secretário de Saúde, Milton Ribolli, lembrou que as vacinas são seguras e as reações graves são raras em todos os lugares onde a vacinação infantil vem acontecendo. “Em nosso município não fomos notificados de nenhum caso grave”, disse. Ele afirmou que a criança não vacinada está vulnerável a adoecer por covid-19 e pode apresentar formas graves da doença ou até mesmo evoluir a óbito, além de ser potencial transmissor em casa e na escola.

A vacinação no estado de São Paulo é feita com duas vacinas. Crianças de 5 anos e imunossuprimidas recebem a Pfizer. Crianças de 6 a 11 anos são imunizadas com Coronavac. De acordo com Vieira, a vacina contra covid-19 do fabricante Pfizer/Comirnaty está licenciada pela agência reguladora Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso em crianças de 5 a 11 anos de idade e a da Butantan/Coronavac para os que têm de 6 a 11 anos.

“Após a aprovação da Anvisa, o Programa Estadual de Imunizações do Estado de São Paulo passou a indicar a Coronanac às crianças de 6 a 11 anos de idade e a Pfizer para aquelas com 5 anos 11 meses e 29 dias e as de 5 a 11 anos portadoras de imunossupressão grave”, explicou o diretor. Ele comentou que a indicação de vacina para esse público foi confirmada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Imunizações, Instituto Butantan e Organização Pan-Americana da Saúde.

Como vacinar

As crianças devem estar acompanhadas pelos responsáveis maiores de idade. É preciso levar Cartão Cidadão, documento com foto, CPF da criança e comprovante de endereço caso o morador não tenha o Cartão Cidadão. Crianças com imunossupressão devem comprová-la com laudo, exame ou receita médica.

A Secretaria de Saúde solicita ainda que os responsáveis levem o cartão de vacinação da criança. Caso a criança tenha recebido alguma vacina nos últimos 15 dias, não pode receber a imunização contra o coronavírus, é preciso esperar esses 15 dias.

A Prefeitura solicita aos moradores que façam o pré-cadastro no Vacina Já, do governo estadual, https://www.vacinaja.sp.gov.br/. O pré-cadastro não funciona como agendamento, mas agiliza o atendimento dos moradores, evitando filas e demora, porque as informações cadastrais já estão disponíveis no sistema. Moradores que não fizerem o pré-cadastro no site precisam preencher o formulário com as informações da criança no momento da vacinação.

Vacinação de crianças de 5 a 11 anos

Até sexta-feira (18)
Apenas com agendamento pelo link https://agenda-vacina-vinhedo.mitraonline.com.br

UBS Vila Planalto – Rua Brasília, 273, Vila Planalto